26 de maio de 2005

”The Upside of Anger” por Nuno Reis


Muitos dos grandes realizadores actuais precisou de fazer vários filmes antes de atingir aquele ponto de viragem que os leva para a fama. Mike Binder pode bem ter acabado de dar esse passo. “Upside of Anger” é um dos grandes filmes independentes do ano e admira-me que tenha saído de Sundance de mãos a abanar. A história centra-se numa mulher cujo marido desapareceu dias após o regresso da secretária à Suécia. Essa traição leva-a a procurar refúgio na bebida e a tornar-se amarga para as pessoas que a rodeiam, um grupo limitado às suas quatro filhas e a um ex-jogador de basebol totalmente bêbedo.
A filha mais velha, Hadley, estuda longe de casa e quando volta para as aulas sabe que terá de confiar nas irmãs para cuidar da mãe, mas as ambições delas são um pouco diferentes do pretendido pela mãe. A segunda mais velha, Andrea, não pretende ir para a faculdade como a mãe ordena, quer seguir uma carreira nas notícias. A terceira filha, Emily, sonha ser bailarina e, apesar de a mãe não ser contra isso, é contra o local que ela escolheu. A mais nova, carinhosamente chamada Popeye, começa a interessar-se por rapazes mas ainda não causa problemas de maior à mãe. Enquanto cada uma das jovens tenta seguir a vida sem respeitar a decisão da mãe, Denny, a vedeta reformada, começa a acompanhá-la em bebedeiras e após alguns dias a relação existente entre ambos é já bastante forte.
O argumento escrito especificamente para Joan Allen está excelente, é uma comédia dramática daquelas que realmente merece tal designação pois combina perfeitamente a pequena tragédia familiar com momentos hilariantes deliciosos, daqueles que podem acontecer a qualquer um e a qualquer momento e que tornam cada dia diferente e cada pessoa única. Sendo a falha maior do filme a insegurança em alguns diálogos, a sua força reside no talento de quem o fez. A realização de Binder e a fotografia de Richard Greatext (“Shakespeare in Love”, “A Knight’s Tale”), a personagem principal muito bem escrita para uma actriz específica, e um incrível lote de actores fazem com que pareça fácil filmar emoções. Joan Allen tem aqui o maior papel da carreira, Kevin Costner está bem diferente do habitual, tem uma personagem bastante simpática e alguns bons momentos. As filhas são interpretadas por jovens talentosas, Evan Rachel Wood e Erika Christensen são já bem conhecidas, Teri Russell (“Felicity”) e Alicia Witt (“Vanilla Sky”) também já têm uma grande dose de experiência..
Uma família problemática mas unida, diversos tipos de relações e de ralações, pessoas que tentam seguir com as suas vidas mesmo enquanto o mundo que as rodeia muda de forma incontrolável. Umas mulherzinhas preparadas para o século XXI. Tem o apogeu cómico num momento de humor negro totalmente inesperado e o funeral com que o filme começa mantém o drama e o mistério até ao fim.





Título Original: "The Upside of Anger" (Alemanha, EUA, Reino Unido, 2005)
Realizador: Mike Binder
Intérpretes: Joan Allen, Kevin Costner, Erika Christensen, Evan Rachel Wood, Keri Russell, Alicia Witt
Argumento: Mike Binder
Fotografia: Richard Greatrex
Música: Alexandre Desplat
Género: Comédia/Drama/Romance
Duração: 118 min.
Sítio Oficial:http://www.upsideofanger.com/

0 comentários: