31 de dezembro de 2005

"The Descent" por Ricardo Clara

Um grupo de jovens mulheres decide passar um fim de semana de aventura nas montanhas escocesas, de modo a ajudar Sarah (Shauna Macdonald) a esquecer a terrível experiência de ter perdido o marido e a filha. Organizada por Juno (Natalie Mendoza), a expedição segue para umas cavernas diferentes das que o grupo pensava ir - nunca ninguém teria lá estado. Mas umas estranhas criaturas que lá habitam prometem tornar a viagem inesquecível...
Já em 2003 o público português conheceu o realizador Neil Marshall, autor de "Dog Soldiers", e que fez parte da selecção oficial do Fantasporto 2003. Nessa altura, já o auditório portuense se havia capacitado que estava ali um nome interessante para seguir com atenção, no que ao cinema de terror concerne. E "The Descent" / "A Descida" não desilude. De facto, e tendo em conta que "Land of the Dead" não foi nenhuma surpresa (os aficionados do género há muito que se consciencializaram de que George Romero é um génio do terror), este filme foi uma surpresa muito agradável. Com um ritmo, argumento e claustrofobia que não experienciava há imenso tempo, afastamo-nos finalmente (nem por uma vez que seja) do filme de terror adolescente, com uma casa ou mansão assombrada, e com um qualquer grupo de putos mimados aos berros durante 90 minutos. Marshall monta aqui um belo momento de terror, num argumento original da sua autoria, com muito sangue, criaturas horrendas, tripas e cérebros de fora, e que prende o espectador na cerca de hora e meia que acompanhamos os acontecimentos. Vencedor do prémio de melhor realizador e melhor edição nos British Independent Film Awards, "The Descent" / "A Descida" segue regras muito específicas: um começo lento, que relaxa o cinéfilo, subindo paulatinamente de tom, atingindo momentos em que a tensão e claustrofobia se apodera dos que assistem. Tudo belissimamente envolvido numa fotografia muito bem estruturada (a qual ficou a cargo de Sam McCurdy, o mesmo de "Dog Soldiers") e de uma banda sonora que alterna entre momentos de um quase som ambiente, até explosões de orquestra montados com mestria (composta por David Julyan - "Memento", 2000). Um filme que encerra o último grupo de estreias de 2005, e que não deverá ser esquecido por ninguém, especialmente pelos amantes do género, merecendo sem dúvida uma visita ao cinema.




Título Original: “The Descent" (Reino Unido, 2005)
Realização: Neil Marshall
Intérpretes: Shauna Macdonald, Natalie Mendoza e Alex Reid
Argumento: Neil Marshall
Fotografia: Sam McCurdy
Música: David Julyan
Género: Terror
Duração: 99 min.
Sítio Oficial: http://www.thedescentthemovie.com

1 comentários:

Anónimo disse...

Realmente este filme foi uma total surpresa de final de ano. Um dos melhores e mais asfixiantes obras de terror dos últimos anos, primordial e assustador na própria abordagem, que enquadra uma claustrofobia inerente à história e uma terrivel fobia ao escuro.
Espero que toda a gente vá ver este The Descent :)