12 de janeiro de 2006

"Dreamer" por Nuno Reis

Há muitos anos que Dakota Fanning se afirmou como a mais talentosa actriz da sua geração e uma das melhores na sua idade que o cinema já viu. Depois de um ano menos bom em que teve um bom papel num mau filme e um mau papel num bom filme, chegou o momento de voltar a ter um grande papel num grande filme. “Dreamer” é um daqueles filmes para a família como davam antigamente na televisão aos domingo de tarde. Esta é a saga dos Crane, uma família que enriqueceu numa geração para na seguinte perder tudo, que, por um capricho do destino, agora poderá ou retomar a sua subida ou cair de vez. Cale Crane, interpretada por Fanning, é o mais novo elemento da família. Num dia em que acompanha o pai ao emprego herda a hereditária ligação com o mundo dos cavalos que o pai tinha tentado cortar. Aquilo que ela vê fascina-a, os extraordinários animais que participarão na corrida são das coisas mais belas que já viu e Sonya, a égua campeã que a equipa do seu pai tem a competir torna-se imediatamente a sua favorita. Todos os Crane acabarão a adorar esse animal que é mais do que uma mascote para eles, é uma razão para sonhar. Sonya é a abreviatura de Soñador.
Ao longo de duas horas de filme vemos a família a atravessar tantas dificuldades que, se não fosse imperativo um filme destes acabar (minimamente) bem, se poderia apostar na falência dos Crane. Mas ao longo dessas duas horas os desafios vão sendo superados e Cale tem sempre uma nova razão para sorrir. Mesmo que os intentos de Cale sejam logicamente impossíveis quando ela os apresenta, assim que ela sorri toda a audiência fica convencida que ela conseguirá, pois ninguém consegue impedir uma criança de sonhar e ninguém impedirá esta criança de ser feliz. Ela simplesmente merece ter os seus sonhos realizados: passar mais tempo com o pai; ter um cavalo como mascote; ou receber o seu animal como um campeão e colocar-lhe uma coroa de flores.
O filme está de parabéns por conseguir recuperar Kurt Russell para os dramas, por confiar a uma pequena estrela como Dakota Fanning o estrelato, e por dar a Elisabeth Shue e Kris Kristoferson papeis secundários com um mínimo de qualidade (Shue em “Hide and Seek” “cai” da janela de Fanning; Kristoferson tem sido morto, ressuscitado e clonado vezes sem conta nos “Blade”s). Sacrifice (o “actor” que faz de Soñador) é um animal excepcional, torna este filme indispensável para os amantes de cavalos e consegue as simpatizas daqueles que não gostavam de cavalos. É um filme que toda a família pode ver e que todas as crianças deveriam ver para saber o que é preciso fazer e sofrer quando se tem um sonho.






Título Original: "Dreamer: Inspired by a True Story" (EUA, 2005)
Realização: John Gatins
Intérpretes: Kurt Russell, Dakota Fanning, Kris Kristofferson, Elisabeth Shue, David Morse
Argumento: John Gatins
Fotografia: Fred Murphy
Música: John Debney
Género: Drama, Familiar
Duração: 98 min.
Sítio Oficial: http://www.dreamworks.com/Dreamer/

0 comentários: