15 de março de 2007

"Norbit" por Nuno Reis


Semanas depois da estreia do primeiro filme que deu a Eddie Murphy um prémio respeitado, o Golden Globe, chega um daqueles que serão recordados como piores que o actor já fez.

Norbit é uma criança abandonada à porta de um orfanato. Na sua infãncia apaixona-se por Kate e quando tudo parecia perfeito para o feliz casal ela é adoptada deixando o pequeno Norbit só. O solitário Norbit deixou de apreciar a sua infãncia e é com indiferença que é salvo de uns rufias pela gigantesca Rasputia que prontamente o elege seu namorado. Décadas mais tarde, já estando Norbit casado com a tirana Rasputia, a adorável Kate volta... com o seu noivo. Esta surpresa causa muita dor ao pobre Norbit. Outro problema deste regresso é que tanto a encantadora Kate como os violentos irmãos de Rasputia pretendem adquirir o orfanato, mas enquanto ela quer ficar a tomar conta das crianças eles pretendem transformá-lo num lucrativo antro de pecado.

Seria de esperar que a montagem fosse um dos pontos fortes do filme, mas a coordenação nem sempre bem feita e recorre ao facilitismo de esconder as caras de forma forçada e nada natural. O outro ponto forte é a componente cómica. Só que o argumento em si está longe de ser brilhante - é ofensivo e recorre ao insulto contra os gordos constantemente – salva-se meia dúzia de bons gags pelo meio.

Murphy depois de ter sido os Klumps deveria ter deixado os múltiplos papeis e, a fazer comédias, que sejam com um papel único. Será que não percebe que já não tem a mesma piada? Thandie Newton que ultimamente estava a escolher bons papeis (os dois anteriores a este foram o brilhante “Crash” e em “The Pursuit of Happiness”) arruinou totalmente esse esforço interpretando uma criança em ponto grande. Quanto a Cuba Gooding Jr. não tenho palavras que se adequem, é possivelmente o pior papel que já desempenhou. Espero que ao menos se tenha divertido a fazer o filme. Outros secundários de renome são Marlon Wayans e Eddie Griffin, mas o primeiro nunca fez bons papeis e o segundo é quem tem mais piada em todo o filme.

Se fosse um filme com um actor desconhecido para cada personagem, poderia passar despercebido. Tendo 3 estrelas esperava-se melhor ou, pelo menos, com mais bom senso.






Título Original: "Norbit" (EUA, 2006)
Realização: Brian Robbins
Intérpretes: Eddie Murphy, Thandie Newton, Cuba Gooding Jr.
Argumento: Eddie Murphy, Charles Murphy, Jay Scherick, David Ronn
Fotografia: J. Clark Mathis
Música: David Newman
Género: Comédia/Romance
Duração: 102 min.
Sítio Oficial: http://www.meetnorbit.com/

1 comentários:

Anónimo disse...

completa decepção!