10 de dezembro de 2011

TCN: os melhores autores e as suas ideias


Enquanto a categoria de iniciativa é algo facilmente palpável, para melhor blogger não é só o trabalho no blog que é medido. Depende muito da interacção, seja pelos seus comentários em outros blogs, pela disponibilidade online...


Melhor Iniciativa


A Garagem de Kubrick


Esta é das rubricas mais antigas e vistadas da blogosfera. Quinzenalmente os principais títulos em cartaz ou clássicos de sempre vão ser homenageados ou satirizados numa prancha de BD. Já foi publicado em revista, só falta o livro.

AnteCinema Magazine


Depois do simples canal de webTV nomeado no ano passado o AnteCinema avançou com um programa na TV por cabo. Podem ser apenas cinco minutos num canal que poucos têem, mas são ouvidos em todos os cantos do país. Nada mau para um blog!

Brain Collection


O blog é nacional, só não está em português porque a criatividade não deve ficar presa na nossa língua. As caixas que o Brain faz para os seus filmes são melhores do que as originais, não é preciso dizer mais nada.

10 for the Oscars - Oscars for 10


Bloggers vindos do Ante-Cinema, do Cineroad, do A Gente Não Vê, do Keyzer Soze's Place e do Split Screen reúnem-se aos residentes do Dial P para fazerem uma discussão sobre os principais prémios anuais até à entrega dos Oscares.

Grupo Bloggers Cinéfilos


Quando fiz os primeiros encontros de blogues criei um grupo FB para os interessados discutirem os encontros regionais. Meio ano depois o Samuel fez um grupo para todos os bloggers falarem cinema. Já somos mais de cem.

José e Pilar aos Oscares


Esta iniciativa correu mundo e teve honras televisivas. No fim o filme foi mesmo o nosso candidato. Se por isto ou por outro motivo não saberemos, mas não há memória de tanto português torcer para ter lá um filme.

Tertúlia Cinematográfica


A missão dos blogs de cinema é tornar o cinema mais acessível e compreensível, recomendar títulos e ajudar no acto individual de gostar ou detestar um filme. Na tertúlia todos os meses há um tema e são escolhidos filmes que se enquadrem. Quem quiser ficar um especialista instantâneo em determinado género, época ou realizador já sabe onde ir.

Podcast TV Dependente


Para quem não quiser ler muito, nada como um podcast que sintetize tudo. No total são 3 horas sobre o que aconteceu ou acontecerá nos variados canais televisivos.


Melhor Blogger


Andreia Mandim

Cinema's Challenge
O estágio como jornalista não a desviou da missão de blogger, pelo contrário. Não só mantém o blog actualizado como faz os possíveis para aproximar estes dois mundos mostrando que o diálogo entre profissionais e amadores é saudável.

David José Martins

Cine 31
Recentemente a equipa duplicou, mas o David durante seis anos foi sinónimo de Cine31. Não estando o blog nomeado teria de estar ele.

Francisco Rocha

My One Thousand Movies
Independentemente do mérito artístico de cada obra, os filmes que melhor resistem ao tempo são os que vendem bem porque são os que se consegue encontrar para visionamento. Para todos os outros temos o Francisco e o seu arquivo de 3000 filmes recomendados com críticas excelentes a acompanhar.

Gabriel Martins

Alternative Prison
Não só pelo blog pessoal onde mistura Cinema, BD e Música, mas especialmente pela Tertúlia, sabemos que o Gabriel gosta de Cinema. Também é um dos maiores comentadores nos demais blogs pelo que demonstra estar atento aos que se faz.

Nuno Reis

Antestreia
Administrador, designer, editor, entrevistador, escritor e programador do Antestreia, fez deste blog um segundo emprego. Ou será isso apenas uma excelente desculpa para ver filmes?

Pedro Andrade

TV Dependente
É impossível contar os elementos do TVD, mas há um que todos sabem. Aquele conhecido como ZB, o homem por trás deste caso de sucesso.

Pedro Ponte

Ante-Cinema
De tanta coisa que o AnteCinema tem por vezes esquecemo-nos que é um blog de cinema. Por isso é que um post ocasional de Ponte nos faz bem, porque são textos que se lê bem e onde se aprende sempre algo, mesmo que se discorde totalmente quanto ao filme.

Roberto Simões

CineRoad
O CineRoad é daqueles poucos blogs que não dá para seguir no momento correndo o risco de ter uma overdose de tão intensos que são os textos. Mas sempre que se lê uma das críticas há fortes hipóteses de ser o que de melhor se leu sobre esse filme.

Samuel Andrade

Keyzer Soze's Place
Se o grupo dos Bloggers Cinéfilos funcionou foi porque teve um líder que não o era. O Samuel deu a ideia e entregou-a à comunidade para que fosse democraticamente moldado ao gosto de todos. Com esse pequeno gesto mudou a nossa blogosfera cinéfila de vez, e tornou-a a mais avançada do mundo.

Tiago Ramos

Split Screen
Além de ser o elenco mais activo do Split Screen, este ano teve ainda a ousadia de enfrentar o sistema imposto e exigir uma escolha do povo para representar o país nos Oscares. Sem papas na língua, fez mais pela visibilidade da blogosfera do que todos os anteriores em oito anos disto.

0 comentários: