30 de março de 2013

Ciclo "Cinema e Idade Média" na FLUP

O Seminário Medieval de Literatura, Pensamento e Sociedade (SMELPS/IF/FCT) do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto tem o prazer de convidar todos os interessados para o Ciclo «Cinema e Idade Média» - Imagens de um certo Oriente, que irá decorrer durante o mês de Abril (quartas-feiras).

O quarto ciclo em torno da representação da Idade Média no cinema incide no contacto entre o Ocidente cristão, de matriz latina ou germânica, e o Oriente muçulmano. Nesses mil anos de coexistência próxima ou cruzamentos esporádicos, tal contacto assumiu formas muito variadas, tendo o diálogo sido mais fecundo e os conflitos menos frequentes do que o filtro da modernidade nos habituou a pensar. De facto, desde que, sob a chancela de Afonso X, o Sábio, judeus, cristãos e muçulmanos colaboravam em torno de um projecto cultural comum, instaurou-se um afastamento que tem vindo a acentuar-se e que o olhar contemporâneo tende a extremar.

Sem ignorar as divergências e antagonismos próprios de qualquer relação intercultural, o ciclo «Imagens de um certo Oriente» pretende realçar o entendimento e a herança comum desse passado partilhado. Propomos também uma análise da recriação pelos diferentes realizadores de um diálogo abafado pelo tempo, tendo em conta o percurso estético de cada um e o contexto em que os filmes foram produzidos. Esta abordagem levar-nos-á à problematização de categorias ilusoriamente claras. Afinal, de que Oriente falamos? E de que Ocidente?

Os filmes serão precedidos de uma breve apresentação e seguidos de debate com o público.

A entrada é livre.

Organização: SMELPS (IF/FLUP)

Programa:
3 de Abril Anfiteatro Nobre
«The Thirteenth Warrior» (1999) de John McTiernan
Apresentação por Joana Gomes e Mariana Leite

10 de Abril Anfiteatro Nobre
«Al-massir / O Destino» (1997) de Youssef Chahine
Apresentação por José Meirinhos e Michel Kabalan

17 de Abril Anfiteatro Nobre
«I Cento Cavalieri» (1964) de Vittorio Cottafavi
Apresentação por Maria do Rosário Ferreira e Ana Sofia Laranjinha
(APENAS HOJE: ANFITEATRO 2)

24 de Abril Anfiteatro 2
«Il fiore delle 1001 notte» (1974) de Pier Paolo Pasolini
Apresentação por José Carlos Miranda

0 comentários: