18 de junho de 2013

Vencedores do Porto7 2013

Chegou ao fim a sexta edição do Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto. Após nove sessões competitivas que se distribuíram por quatro dias, foram encontrados os vencedores.

De 12 a 16 Junho foi possível assistir no Rivoli Teatro Municipal, a mais uma edição do Festival Porto7. Em competição estavam obras de ficção internacional, nacional, documentário, animação e VideoClip.

Na noite de domingo foram anunciados os vencedores desta edição que foram projectados nessa mesma noite.

O prémio principal, para a Melhor Curta-metragem Internacional, foi para a obra "No One´s Land", uma co-produção entre o Irão e França do realizador Iraniano Babak Amini que se apresentou em Estreia Mundial.
Uma história sobre uma rapariga alemã que está perdida na fronteira entre o Irão, Iraque e Curdistão quando pretendia chegar a Bagdad para encontrar o seu noivo que é um soldado da Nato é encontrada por uma família curda que vive na fronteira. Um tema sensível, um olhar criativo e a excelência da destreza técnica levou o júri do Festival Porto7 a atribuir o prémio principal desta competição.

O Prémio de Melhor Argumento foi atribuído ao Realizador e Argumentista Argentino radicado em Madrid, Lucas Figueroa, com "Prologo" pela sua capacidade de síntese no tratamento de um tema universal. Lucas Figueroa, um repetente nos prémios deste festival foi o vencedor do prémio Melhor Curta-metragem na primeira edição do Festival Porto7 em 2008, com o filme "Porque Hay Cosas Que Nunca Se Olvidan". Este filme está oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o filme que mais prémios ganhou. Foi no Porto7, na sua primeira edição, que este filme ganhou o seu primeiro prémio de realização antes de todos os outros quase 300 prémios.

O Prémio Melhor Actor foi para a actriz Maria Kraskman da Holanda com o filme "Man in Suit" realizado por Anna Van Der Heide, pela sua desenvoltura e expressividade que dá força ao filme.

O Prémio Porto Tours Melhor Documentário foi atribuído ao Realizador Espanhol Sergio Oksman com o documentário "The Story of the Modlins
" pela excelente utilização de material de arquivo na construção e dramatização da narrativa.

O Prémio Melhor Animação foi para o Realizador Iraniano Hamed Akrami com "Kermando", pela qualidade e humor de uma mensagem sempre actual.

O Prémio Melhor Ficção Nacional foi atribuído ao filme "50 Pesos Argentinos" realizado Bernardo Cabral. Com uma brilhante interpretação de Fatima Sousa a curta-metragem remete o espectador ao lugar do protagonista.

Na competição Melhor Music-Video aberta a todos os géneros musicais o vencedor foi o VideoClip "After" interpretado pela banda "Siesta", realizado pelo espanhol Pepe Abalos Galcerá.

O Prémio Melhor VideoClip Nacional Hiphop foi atribuído ao tema "Falsa Fama" interpretado pelo rapper Porte e realizado por André Tentúgal. Foi a obra que apresentou o melhor conjunto: Fotografia, edição, guião e realização.

Menções Honrosas do Júri para o documentário "A Luz da Terra Antiga" realizado por Luís Oliveira Santos e para a ficção internacional "The Theft" (Estreia Mundial) do realizador Iraniano Mohammad Farahani.

A Direcção do Festival Porto7 atribuiu ainda uma Menção Honrosa à animação "Human Beings" do realizador Mashallah Mohammadi do Irão.

0 comentários: