1 de junho de 2013

Esta semana: CineEco em Lisboa

O Cine’eco – Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, desce novamente da encosta da cidade de Seia, directamente para a capital, para comemorar a Semana do Ambiente em Lisboa. Assim, de 2 a 7 de Junho próximos, vai realizar-se a 7ª Extensão de Lisboa do Cine’eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que tem como novidade este ano, uma sessão de cinema ao ar livre no Alto da Ajuda (na sexta dia 7 de junho às 21h30) e uma Maratona do Documentário Ambiental, no Cinema São Jorge no Dia Mundial do Ambiente, na quarta, dia 5 de junho, a partir das 11h da manhã. E tudo com entradas gratuitas!

A 2 de Junho (Domingo), a Extensão de Lisboa do Cine’eco, tem o seu lançamento a partir das 17h30, no Fórum FNAC do Chiado, num encontro, que contará com a presença dos organizadores do Festival, promotores, parceiros e realizadores. Será igualmente uma tarde preenchida com surpresas, para os mais novos. O Fórum FNAC do Chiado, apresentará ainda entre os dias 2 e 7 de Junho, das 13h30 às 15h00, uma série de retrospectivas com os filmes que fizeram parte da edição de 2013 e edições anteriores da Extensão do Cine Eco em Lisboa.

No Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, numa colaboração da EGEAC/Cinema São Jorge vai decorrer, das 11h às 23h na Sala 3, uma Maratona do Filme Ambiental, (conforme programa em anexo), onde sera apresentada praticamente toda a Selecção Oficial do 18º Cine’eco, com destaque para os principais filmes premiados: ‘O SILÊNCIO DA NEVE - A INTOXICAÇÃO INVISÍVEL DO ÁRTICO’, Holanda, 2011 (Grande Prémio) e ‘ECOTOPIA’, Turquia, 2011 (Prémio Júri Jovem).

O Parque Florestal de Monsanto, oferece ainda a 6 de Junho, um programa diversificado de filmes do Cine’eco, destinado a um público de diferentes faixas etárias: entre as 10h30 e as 12h30, o Auditório do Centro de Interpretação de Monsanto, apresenta curtas-metragens de animação em língua portuguesa, sobre a temática ambiental, dirigido a crianças e ao público-escolar. A partir das 14h30 até por volta das 20h30, apresenta curtas-metragens da Competição Internacional e Lusófona, dois documentários e uma curta-metragem da secção Panorama Regional, destinadas ao público em geral.
A semana do Cine’eco em Lisboa, vai encerrar, a 7 de Junho às 21h30, com um desafio à descoberta de mais alguns dos filmes que compuseram a Selecção Oficial do 18º Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, numa projeção ao Ar Livre, que irá decorrer no Parque Florestal de Monsanto, Alto da Ajuda. A entrada em todas as sessões é gratuita, limitada apenas à lotação dos espaços e salas e todos os filmes são legendados em português.

0 comentários: