13 de junho de 2013

Num piscar de olhos passou uma década

O Antestreia é dos poucos blogs do boom de 2003 que perdura. Ao longo dos anos esteve sempre na vanguarda tanto nos conteúdos, como nas ferramentas. Entretanto foram surgindo muitos concorrentes com mais e melhores conteúdos, as ferramentas fáceis foram ficando ao alcance de pessoas sem os conhecimentos técnicos, e as avançadas davam demasiado trabalho a manter. Ao mesmo tempo que os prémios recebidos mostram que ainda tem uma voz, falta-lhe vitalidade para competir com os blogs jovens e a mim para competir com os bloggers mais jovens que “parecem não ter vida e passam o dia a postar coisas” (onde já ouvi isso?).

Dez anos de blog é bastante tempo. Talvez demasiado. O tempo que ele ocupa foi consumido pelos trabalhos e pela vida pessoal. Adoro o formato, mas a única forma de o conseguir manter é se tiver atualizações automáticas. Por isso....

Preparem-se para o site Antestreia!
Depois de definir o padrão para um blog, é chegada o momento de ir competir contra os sites. Não apenas à escala nacional, mas mesmo mundial. Começando com a terceira maior base de dados de títulos do país e um crescimento médio de dez títulos por dia. Nos próximos meses estará disponível um site-piloto para que sugiram secções, funcionalidades, serviços. Podem contar com:

-um site em constante evolução, onde a voz dos leitores será sempre tida em conta e a palavra “impossível” não é conhecida. Ousem propor aquilo que os outros não oferecem e será feito.

-informação de todos e para todos, dando visibilidade aos blogs, e web services para que possam utilizar toda a nossa base de dados (sem custos ou restrições) nas vossas aplicações académicas ou profissionais

-Um apoio cada vez maior ao que é nacional, continuando com os serviços de ofilme.pt, acurta.pt, o livro.pt, (asérie.pt se aluém precisar) e informação útil sobre festivais para os nossos cineastas.

SIntetizando numa frase/meta: O Antestreia vai definir o rumo dos portais especializados. Devem achar que enlouqueci para dizer isto, mas ao fim de quinze anos a fazer sites, mais de dez a pensar em fazer um site de cinema, e quase dois anos a pensar e repensar este site específico, tem de ser o tudo ou nada. Arrisco a minha reputação de programador nisso.
Quem quiser ajudar na parte cinéfila ou de trabalho escravo, é bem-vindo.

E o blog?
Não fiquem tristes. O Antestreia que conhecem não acaba. Por enquanto as actualizações vão ser menos frequentes, o trabalho de bastidores assim o exige, mas depois vai ser quase tudo automático. As notícias e comunicados aparecerão na mesma. Aqueles posts de posters e trailers, ficam mais fáceis de fazer. As galerias nem se fala. As críticas terão uma ficha mais completa. Os ciclos ganharão novo sentido. Melhor do que isso: os menus e as listas laterais vão ser actualizados automaticamente.
Demorará um bocado a configurar - e especialmente a afinar, peço já desculpa - mas será um blog para durar mais uma década e por isso essas horas de trabalho vão-me poupar vários “dois minutos” centenas ou milhares de vezes.
Já os artigos de opinião, esses vão continuar a ser postados à mão só para matar saudades dos velhos tempos em que era preciso saber HTML para fazer um artigo com bom aspecto.

O futuro começa hoje. Obrigado a todos os que têm vindo a acompanhar este espaço. Farei os possíveis para que não se cansem de esperar.

19 comentários:

António Tavares de Figueiredo disse...

como não poderia deixar de ser, deixo aqui os meus parabéns (nunca são demais!) aquele que é ainda hoje um dos grandes espaços online em português dedicado ao Cinema :)

Cumprimentos cinéfilos,
António Tavares de Figueiredo

Jorge Rodrigues disse...


Parabéns Nuno! Dez anos é uma imensidão de tempo na blogosfera e ter um blogue que desde sempre esteve por cima do que de melhor se faz na área é obra!

Grande abraço! E venha esse site, que já anda prometido há algum tempo :)

Nuno disse...

Obrigado aos dois. Quanto ao site, anda a ser feito como quarto emprego há dois meses e quero passá-lo para segundo lugar. Depois vão ser convidados para fazer de beta testers :)

Jorge Teixeira disse...

Parabéns pela longevidade e pelo empenho em fazer desta blogosfera um espaço cada vez mais uno, abrangente, sustentado e equilibrado.

Fico, como não podia deixar de ser, com muita curiosidade quanto ao site, em diversos aspectos. Só me resta esperar e salivar (espero que por pouco tempo :))

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

Ana Sofia Santos disse...

Parabéns Nuno pela década e parabéns por ousares na mudança. Continuarei a seguir-te com atenção.

Um beijinho

Rafael Barbosa disse...

Muitos Parabéns. Que venham mais dez anos, pois é um prazer seguir este blog :)

Cumprimentos,
Rafael Santos
Memento mori

David Martins disse...

Parabéns pelo aniversário! 10 anos não é para todos! E mal posso esperar para ver esse projecto tornado realidade! Felicidades!

Tiago Ramos disse...

Parabéns Nuno! O teu trabalho tem sido de facto invejável, especialmente pela regularidade e por dez anos, o que considero um feito raro, nem que seja pela qualidade do mesmo! Muito curioso por esse site e boa sorte!

JBM disse...

Parabéns com isso meu caro. 10 anos é muito tempo, mesmo. Dá também os parabéns ao Ricardo. :) E boa sorte com o novo projeto, claro.

Cris =) disse...

Parabéns!!! =)**

ArmPauloFerreira disse...

Muitos parabéns, Nuno Reis.
10 anos é um feito admirável de persistência e dedicação, ainda para mais sendo tu o maior contribuinte deste blog.
Muita força e que encontres sempre a motivação para continuar, sendo igualmente importante que quem te rodeie te continue a dar apoio na actividade de se ser um blogger com a qualidade e pertinência que sempre te foram evidentes.

Nuno disse...

Muito obrigado a todos.

Sam disse...

Parabéns pelos 10 anos do Antestreia.

Marca temporal notável para um body of work que, felizmente e pelas tuas palavras, não mostra sinais de abrandamento. E a blogosfera de cinema agradece.

Abraço!

Fernando Ribeiro disse...

Os meus parabéns Nuno. 10 anos não é realmente para todos e o Antestreia é sem dúvida uma referência. Grande abraço.

Unknown disse...

Muitos Parabéns Nuno!

E que venham mais 10 e mais 10 e mais 10 em todos os formatos possíveis. A blogosfera cinematográfica já não é a mesma sem o Antestreia :)

Força para a nova fase!

Nuno disse...

Muito obrigado a todos. Assim que acabe esta semana de acompanhar o Porto7 e de escrever artigos sobre o Nocturna, volto ao site.

Carlos M. Reis disse...

Venham mais DEZ... em blogue! Não quero agoirar, mas acho que deixei de seguir todos os blogues que passaram para sites. Perderem aquela intimidade com os leitores que tanto me atrai na blogosfera. Ainda assim, se vier o site, espero estar enganado e continuar a seguir o teu trabalho. Abraço!

Nuno disse...

Calma Carlos Miguel! Vai ser um site como nunca viste.
E o blog continuará a existir. Senão, como podia competir nos TCN? :)

Rita Santos disse...

Muitos Parabéns Nuno, não apenas pelo trabalho que desenvolveste, só ou acompanhado e que continuas a desenvolver mas pela força de vontade. É preciso muita persistência para manter um espaço vivo e com dignidade. Boa, boa!