12 de junho de 2013

Múltiplos prémios para o Cine-Clube de Avanca


5 prémios entre festivais do Brasil e Portugal


O “4º Curtamazônia - Festival de Cinema” que decorreu na cidade Porto Velho no Brasil acaba de premiar 2 filmes portugueses produzidos pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo.
A Nau Catrineta” de Artur Correia, recebeu o prémio “Melhor Filme Estrangeiro de Curta-metragem de Animação” e “Nós na Rua” de Luís Margalhau, “Melhor Filme Estrangeiro de Média-metragem”.

O Festival “Curtamazônia” aconteceu na capital do estado de Rondônia no Norte do Brasil e entregou os prémios neste fim de semana, em cerimónia que decorreu na Praça Aluizio Ferreira. A cidade Porto Velho, que anteriormente pertenceu ao Estado da Amazónia, é hoje a cidade que regista o maior crescimento económico do Brasil.

O filme “A Nau Catrineta”, que esteve recentemente na selecção oficial do 53ª Festival de Zlin na República Checa (considerado o maior evento mundial do cinema para os mais novos), teve a sua estreia no festival AVANCA 2012.
Realizado por Artur Correia (o decano do cinema de animação português), o filme "A Nau Catrineta", é uma adaptação de uma obra maior da chamada “literatura de cordel”.
"A Nau Catrineta" inscreve-se nas tragédias marítimas da história Portuguesa durante os descobrimentos e é demostrativo das profundas crenças cristãs dos nossos marinheiros. Animada por Vitor Lopes, participada por Manuel Matos Barbosa, produzida por António C. Valente, músicada por Joaquim Pavão e narrada por Fernando Mendonça, esta curta-metragem foi apoiada financeiramente pela SEC/ICA e pela RTP.

Nós na Rua” de Luís Margalhau é um documentário que acompanha quatro músicos e um bailarino de samba tradicional que diariamente ocupam a baixa pombalina para fazer dela o seu palco. Um filme sobre artistas de rua, procurando saber quem são, porque o fazem e o que fazem. Com eles, o filme regista aplausos, críticas e a reprovação da autoridade. No filme parece que a arte faz parte da vida, mas entre a sociedade e a cultura, o conflito é inevitável.
Luís Margalhau teve o apoio na imagem de João de Goes e Paulo Gomes, o som é de Cláudio Francisco e este é o segundo prémio atribuido a este filme, que teve a sua estreia no último festival AVANCA 2012.

Entretanto, dois outros filmes produzidos pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo foram distinguidos recentemente na 1ª edição do “Festival Filhos da Curta”, que decorreu em Sandim.
Neste evento, o vencedor foi o filme de animação “O relógio de Tomás” de Cláudio Sá, que foi distinguido com o Prémio do Júri e Prémio do Público.
O filme “O Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins recebeu também uma Menção Honrosa.

Todos estes filmes tiveram a sua estreia no Festival de Cinema AVANCA, cuja edição deste ano irá acontecer entre 24 e 28 de Julho próximo.

0 comentários: