14 de junho de 2013

Avanca 2013: Trailer in motion agora com videoclips

Ligando a música ao cinema, a 17ª edição do Festival de Cinema AVANCA 2013, terá pela primeira vez uma competição onde se exibem videoclipes.
Integrando a secção “Trailer in Motion”, iniciada em 2010, os videoclipes juntam-se à já habitual competição de trailers de filmes.

Procurando estabelecer um janela panorâmica sobre o audiovisual contemporâneo e querendo abrir debates sobre o futuro do cinema e dos audiovisuais, esta inclusão dos videoclipes permitirá o seu visionamento ao ar livre em ecrã gigante durante os últimos dias do festival que este ano terá a competição a decorrer entre 24 e 28 de Julho próximo.
Sendo uma competição internacional, a candidatura de anúncios de filmes (trailers) e videoclipes está aberta até 15 de Julho.
Stéphane Freiss, um nome maior do cinema francês, onde tem protagonizado alguns dos grandes sucessos do cinema europeu, viu o seu filme de estreia enquanto realizador “It is Miracul’house”, receber no ano passado o “Prémio Trailer in Motion 2012” para o seu filme anúncio.

Os trailers, com que se anunciam os filmes no cinema, na televisão e na internet, são cada vez mais um produto cinematográfico autónomo que envolve processos de comunicação entre as linguagens cinematográfica e publicitária. Sobretudo com a internet, praticamente todos os filmes têm hoje um ou vários “traileres” e “teasers”, que procuram anunciar e promover o filme entretanto terminado ou até só o seu projecto de produção.

Nos últimos anos, a competição “Trailer in Motion” tem reunido conjuntos de cerca de meia centena de “trailers” seleccionados a concurso, procedentes de produtores cinematográficos de cerca de duas dezenas de países.
Sob o lema “A velocidade do cinema no curto tempo de um trailer” esta forma de produção audiovisual, a que se junta agora o espaço da música, irá estar também presente nos workshops que decorrerão durante o festival, de forma particularmente relevante.
O regulamento e ficha de inscrição para a participação neste concurso estão disponíveis em www.trailerinmotion.blogspot.com ou no site do festival em www.avanca.com

O Festival AVANCA 2013 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e Juventude, Região de Aveiro, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

0 comentários: