29 de outubro de 2007

"Bal-Can-Can" por Nuno Reis

Esta noite, no FEST

Os Balcãs são um cenário comum para filmes sobre guerra, crueldade e genocídio. Com o passar do tempo a indústria cinematográfica local começou a retratar outro lado do país. Este “Bal-Can-Can”, co-produção da Macedónia com Itália e Reino Unido, é provavelmente o melhor exemplo disso. Apesar do título não é um musical, é passado nos Balcãs, mas o Can Can refere-se apenas à alegria e dinâmica com que a história se desenrola.
Trendafil é um macedónio que vive na miséria. Quando é chamado para a guerra foge durante a noite. Nessa viagem atribulada com a família, a sogra morre e, para escaparem aos controlos fronteiriços, enrolam-na num tapete que desaparece. Trendafil irá percorrer toda a dividida Jugoslávia em busca de um tapete. Por sorte consegue a ajuda de Santino, um italiano cujo pai em tempos tinha abandonado o pai de Trendafil e portanto tinha uma dívida familiar a pagar.
A analogia das personagens com as regiões balcânicas, as suas relações instáveis e a barreira linguística dão algum interesse ao filme. A conversa de pés inicial é um alerta para aquilo que deve ser esperado de todo o filme: humor e mortes. Depois tenta ser divertido em situações que não devia e acaba por se perder entre a comédia e o drama nem sempre bem misturados. Para quem conhecer minimamente os povos e a história pós-Tito da região o filme é bom, para os demais parecerá pobre em conteúdo pois a sua riqueza está apenas nas metáforas.





Título Original: "Bal-Can-Can" (Itália, Macedónia, Reino Unido, 2005)
Realização: Darko Mitrevski
Argumento: Darko Mitrevski
Intérpretes: Vlado Jovanovski, Adolfo Margiotta, Zvezda Angelovska
Fotografia: Suki Medencevic
Música: Kiril Dzajkovski
Género: Comédia/Drama/Guerra
Duração: 89 min.
Sítio Oficial:
http://www.partysans.com.mk/movies/Bal-can-can


0 comentários: