12 de outubro de 2007

Diário de Sitges 2007





Dia 11 de Outubro



Neste dia muitos dos grandes do cinema mundial foram exibidos. "Slipstream" marca um regresso de Anthony Hopkins à realização. Neste filme vemos o duelo de um argumentista entre a sua vida e o guião que está a escrever. Filme de difícil compreensão que faz lembrar "8 1/2" de Fellini. Além de realizar, Hopkins também escreveu, musicou e interpretou. Entre os actores vemos Michael Clarke Duncan, Christian Slater e Kevin McCarthy entre muitos outros.
O segundo grande do cinema exibido neste dia foi "Redacted" de Brian De Palma. O mais recente filme do realizador mostra os crimes de guerra, o comportamento dos soldados e dos seus superiores e especialmente o impacto dos media e da tecnologia. Já demasiada gente falou da guerra, aqui vemos o outro caminho a seguir: a divulgação em massa das atrocidades através da Internet, isenta de medos e de censuras. Se viesse de um novo realizador seria magnífico, para ser um De Palma pareceu pouco.

Na matinada (nome dado à sessão da uma da manhã) o público delirou com o mais recente trabalho de Miike. O seu "Sukiyaki Western Django" é um western spaghetti japonês, algo que se perde entre os cowboys de Leone e os samurais de Kurosawa. É uma comédia brilhantemente escrita, que mantém o público a rir e que conta ainda com uma preciosa participação de Tarantino.

Do cinema espanhol vi mais dois exemplos. "El Ultimo de los Justos" que retoma o tema das seitas secretas e das perseguições religiosas. Os 36 homens justos existem para manter o equilíbrio no mundo. Teo é perseguido por ter nascido no dia e local em que se presume que nasceu o último justo vivo. A história tem muitas falhas, talvez funcione para entretenimento simples. Conta com a participação de Goya Toledo ("Amores Perros"), Ana Claudia Talancón (a Amélia da versão mexicana de "O Crime do Padre Amaro") e o veterano Federico Luppi que também participou no já referido "La Habitación de Fermat". O outro exemplo foi "Cronocrimenes", um filme divertido sobre viagens no tempo e como aquilo que fazemos para não estragar o passado nos estraga o futuro. Quase que um "12 Monkeys" em versão caseira, que afecta apenas 4 pessoas e se resume a uma hora do dia.

0 comentários: