29 de outubro de 2007

Lorca e Dalí - uma relação no cinema


O realizador britânico Paul Morrison ("Solomon and Gaenor" - 1999) está actualmente a preparar um novo filme que aborda uma putativa relação entre o pintor espanhol Salvador Dalí e o seu compatriota e poeta Federico Garcia Lorca.

A película, intitulada "Little Ashes", será rodada em Barcelona com um parco orçamento de dois milhões de euros, e versará essencialmente sobre a intensa amizade entre os artistas espanhois e o cineasta Buñuel, após se conhecerem numa residência de estudantes.

O polémico filme demonstrará uma forte relação entre Dalí e Lorca, a qual "começou como uma amizade, mas com o passar do tempo tornou-se mais íntima, progredindo até um nível mais íntimo", nas palavras da argumentista Philippa Goslett. A relação, "que nunca foi consumada fisicamente" (como avança a escritora), levou a que o poeta tivesse uma relação com uma mulher, debaixo do olhar de Dalí, tendo sido este o princípio do voyeurismo que caracteriza parte da obra do pintor.

Acrescente-se que o papel deste último será interpretado por Robert Pattinson (Cedric Diggory, da saga "Harry Potter"), o espanhol Javiel Beltrán vestirá a pele de Lorca, enquanto que Matthew McNulty irá ser Buñuel.


0 comentários: