8 de outubro de 2007

Diário de Sitges 2007, terceiro dia



Dia 7 de Outubro



Este foi um dia para todos os gostos.

"Hot Fuzz" trouxe-nos um novo género de humor britânico. Um polícia demasiado qualificado para as suas funções é enviado para a vila perfeita, onde não há crimes e todos se dão bem. Infelizmente com a chegada desse novo agente os acidentes começam a multiplicar-se e várias mortes acontecem. Um filme muito divertido e sem pretensões de ser mais do que isso.

Em "The Devil's Chair" o tema do demónio é visto pela perspectiva de uma das suas vítimas. Filme desconexo, confuso e que na conversão para 35mm ficou com o som muito maltratado. Quem mata as vítimas no início do filme de terror não sabe o que faz. O outro mau filme do dia foi "Bug" do mestre Friedkin. A obra não se conseguiu afastar da peça teatral em que se inspirou e tirando um ou outro momento não trouxe nada de novo à arte. Como já estreou em Portugal, no meu regresso farei uma análise mais completa.

Na noite foi exibido mais um êxito do cinema local. "La habitación de Fermat" recupera a intensidade dos ambiente fechados de "El Método" (esteve este ano no Fantas), "Saw", ou do mítico "Cube", com um leve toque de lógica matemática. Os problemas apresentados são fáceis e conhecidos - dois deles estavam no meu livro de nono ano - mas mesmo quem não os tencione resolver vai achar interessante a forma como são colocados. É uma combinação de vários ingredientes clássicos do cinema de terror.

A sessão nocturna com "An American Crime" era quase um intruso na Secção fantástica. Narra as desaventuras de uma adolescente que para proteger a irmã se sujeita a torturas impensáveis. Ficamos incrédulos perante a passividade/participação de todos os que estavam ao corrente, especialmente por ser dramatização de factos reais. Magníficas interpretações da jovem Ellen Page (Kitty na saga "X-Men", a protagonista de "Hard Candy") e da veterana Catherine Keener que ultimamente tem tido muitos bons papeis.

0 comentários: