9 de outubro de 2007

Diário de Sitges 2007





Dia 8 de Outubro



Num dia em que os filmes desiludiram a aula foi magnífica. Em Sitges todos os dias algum dos maiores nomes do cinema discursa sobre o seu trabalho, técnica ou inspiraçã. Depois de Alex Proyas e George Romero ontem calhou a vez a Douglas Trumbull e foi simplesmente magnífico. O criador dos efeitos especiais de "Blade Runner" mostrou as técnicas e ferramentas utilizadas na criação desse filme de culto. Ao longo de quase duas horas vimos bocados seleccionados do making off, fotos "behind the scenes" e os instrumentos e miniaturas construidos de propósito. Foi quase como assitir a História a ser feita!

Quanto aos filmes que se seguiram foi uma grande desilusão... O mais recente de Woody Allen - "Cassandra's Dream" - é dos mais fracos do realizador. Tem bons actores, um realizador excelente e uma moralidade bem forte, mas repete ingredientes de "Scoop" e falta-lhe consistência. Exigia-se mais.

Em "Joshua" assistimos ao desmoronar de uma família com a chegada do segundo filho. A mãe fica deprimida, o pai com problemas no emprego, o primogénito que todos consideram uma criança modelo dá mais problemas do que aparenta e o bebé chora incessantemente. O filme vai enrolando, com um ou outro detalhe psicológico, e o final é bem vindo.
Em "Waz" vemos mais um policial de terror que tenta seguir o exemplo de clássicos. Numa história fraca com detalhes estranhos (uma avó a telefonar a meio da noite para perguntar como se usa o video) destaca-se o elenco. Stellan Skarsgard e Melissa George enfrentam Selma Blair e Sally Hawkins num papel bem menos sedutor do que no filme de Allen.

Para hoje o prato forte é a antestreia de "Blade Runner: The Final Cut".

0 comentários: