23 de dezembro de 2007

"Los Abandonados" por António Reis

Nacho Cerdà é um dos melhores realizadores de curta-metragem do género fantástico e de terror. "Aftermath", "The Awakening" e "Genesis" são 3 bons exemplos de como a curta-metragem é um excelente cartão de visitas de um cineasta com talento. Na passagem à longa-metragem Nacho Cerdà contou com o suporte financeiro da Filmax, que não poupa meios financeiros e técnicos para se tentar guindar a um lugar de destaque na distribuição espanhola e internacional. Além de Nacho Cerdà a Filmax apostou em Brian Yuzna, Jaume Balagueró e Paco Plaza entre outros, para criar uma label especificamente para o fantástico. Se no caso de Balagueró e Plaza os resultados têm sido muito bons, as outras apostas não têm sido tão bem sucedidas. E com Nacho Cerdà tão pouco o dinheiro conseguiu fazer o milagre de tornar convincente este thriller psicológico. Não que a culpa seja do cineasta uma vez que a direcção é o melhor do filme. O argumento que ele co-escreve com Richard Stanley (autor de um muito interessante "Hardware" e de um menos interessante "Dust Devil") e com Karim Hussain (conhecido do Fantas por "La belle bête") não tem consistência lógica que suporte a narrativa. Como tem sucedido nos últimos anos o leste europeu, e neste caso a Bulgária, tem sido o palco de rodagem de inúmeros filmes, seja por estratégias de co-produção seja por questões de orçamento.
O mesmo ocorreu com "Los Abandonados", em que nas planícies geladas da Bulgária se recria uma pretensa Rússia inóspita e desertificada. O retorno à aldeia natal de uma russa há longos anos a viver nos Estados Unidos, é o leit motif deste thriller. Afinal o regresso às suas raízes não é um nostálgico regresso à infância mas o reencontro com os seus próprios fantasmas. Na casa deserta e semi-destruída Marie descobre que os mortos ainda assombram a casa, que os gritos das crianças levadas ainda ecoam pelos corredores, e o sangue ainda escorre das paredes. Nem o tempo apagou os vestígios, nem a memória esqueceu os traumas da infância. O que teria sido uma brilhante curta-metragem prolonga-se com lentidão por 100 minutos. Na ausência de acontecimentos que preencham o filme, o cineasta é obrigado a usar todo o seu talento para criar tecnicamente picos de intensidade dramática, utilizando de forma soberba o som como um dos "personagens" principais.
Distribuido em Portugal pela Lusomundo foi um dos filmes que passou mais desapercebido nesta temporada e nem a presença em festivais ajudou a criar algum interesse. De Nacho Cerdà espera-se muito melhor, mas esta estreia foi tudo menos auspiciosa.


Título Original: "Los Abandonados" (Bulgária, Espanha, Reino Unido, 2006)
Realização: Nacho Cerdà
Argumento: Nacho Cerdà, Karim Hussain, Richard Stanley
Intérpretes: Anastasia Hille, Karel Roden
Fotografia: Xavi Giménez
Música: Alfons Conde
Género: Horror, Mistério, Thriller
Duração: 99 min.
Sítio Oficial: http://www.theabandonedmovie.com/

0 comentários: