26 de dezembro de 2007

Programação «rasca»

A programação televisiva desta quadra natalícia foi de uma pobreza enorme, no que aos filmes concerne.
Do insosso "Polar Express" na RTP 1 (que de qualquer modo ainda se adequa à época), só voltamos a ter notícias do cinema às 01:00 do dia seguinte, com a comédia "National Lampoon's Christmas Vacation", uma oferta muito pobre da estação pública. Aliás, só mesmo "Charlie and the Chocolate Factory" salvam a honra do canal, apesar da transmissão só se efectuar esta noite (22:25h), tendo o iluminado programador desta RTP decidido exibir o adequadíssimo "Harlod & Kumar Go to White Castle", com o belo título português de "Grande Moca, Meu".
Na SIC, a repetição de "Shrek", sempre uma boa aposta, apesar de se repetir (e convenhamos que estar constantemente a exibir os mesmos filmes nas mesmas alturas é de uma falta de imaginação tremenda), "The Incredibles" (apesar da dobragem para português) selaram as opções, ainda que versadas para o cinema de animação, e logo após o Jornal da Noite "War of the Worlds", uma tacada certeira, uma estreia televisiva, com o handicap de ser um filme banal (mas aqui o gosto não influi na escolha) e de ter uma tradução muito pobre, por vezes ridícula.
A TVI também apostou na animação com "Chicken Little" (outra vez dobrado) e em "Fantastic Four", este último uma clara segunda escolha numa tarde de Natal.
Foi uma programação muito fraca, com muitas opções duvidosas, onde se destacou um filme de primeira linha e um punhado deles de quinta categoria. Ao apontar as baterias para imbecilidades como «famílias superstar» e telenovelas de fraca qualidade, em plena época natalícia, as televisões nacionais demonstram uma clara insuficiência nos seus quadros programadores e um desinteresse por alguns produtos que muito bem podiam aparecer por esta altura - desde filmes recentes e que se adequem às festividades, podendo inclusive recorrer à profusão enorme de séries televisivas que tanta aceitação tem tido nos dias de hoje.

2 comentários:

Patomanso disse...

Já não vejo televisão há muito tempo, mas por esta ocasião lá sou obrigado a fazer a excepção.

O que me chocou mais foi que a SIC, contra toda a lógica, CONTINUA a cortar os filmes logo no princípio dos créditos.

Ao menos parece que já não têm aquela piroseira da palavra "FIM" com um toquezinho d epiano, produto da estação.

PS - Jackie Chan e Mary Poppins depois de Shrek. Que mistela!

RC disse...

Concordo, mas para mim, delicioso, foi o pormenor de emitir, já não posso precisar em que canal, o "Grande Moca, Meu", da véspera para o dia de Natal! Adequado à época.