28 de dezembro de 2007

"National Treasure: Book of Secrets" por Ricardo Clara

Ben Gates (Nicholas Cage), uma espécie de Indiana Jones dos tempos modernos, que une a aventura da descoberta à história norte-americana, regressa para a busca de um novo tesouro.
Em "National Treasure", o protagonista, ajudado por Abigail Chase (Diane Kruger) e Riley Poole (Justin Bartha) partem em busca de um tesouro cujo mapa esteve durante séculos escondido nas costas da Declaração da Independência dos EUA. Agora, em "National Treasure: Book of Secrets" / "O Tesouro: Livro dos Segredos", a mesma equipa, reforçada com os pais de Ben, Patrick (Jon Voight) e Emily Appleton (Helen Mirren), iniciam uma incessante procura da mítica Cidade de Ouro, cujo segredo remonta ao tempo dos nativos americanos, e que o tetravô de Ben perdeu a vida para o defender. Mitch Wilkinson (Ed Harris), caça-tesouros de profissão, lança um engodo para obrigar a família Gates a iniciar essa pesquisa: afirma que esse mesmo tetravô foi um dos conspiradores da morte de Abe Lincoln, no séc. XIX, o que despoleta a caça para limpar o nome da família.

É mais um filho da febre da aventura histórica, dos romances de Dan Brown, entre inúmeros outros exemplos, e uma continuação do original de 2004. Jon Turteltaub regressa com a mesma fórmula, que procura e quase consegue preencher aquilo a que se propõe: ser um bom entretenimento, assente em factos históricos, obviamente manipulados, recorrendo à fórmula da descodificação de pistas para encontrar o tesouro. Falha, porque é uma cópia integral do primeiro, e de "The Da Vinci Code", e de todas as fitas que se têm produzido nessa matéria. É entretenimento razoável, feito por norte-americanos, para norte-americanos, exacerbando a pátria, a bandeira, a águia, Washington, a Biblioteca do Congresso, o Monte Rushmore, e todos os lugares comuns do erário histórico dos EUA. Falha, porque Justin Bartha é fraco, e porque quer copiar muito do que se viu na trilogia Indiana Jones (a sequência da descoberta da Cidade de Ouro é decalcada da descoberta do Santo Graal em "Indiana Jones and the Last Crusade" - Steven Spielberg, 1989), com os mesmos riscos, as mesmas contrariedades, as mesmas falas. Argumento inverosímel, duração excessiva, casting de qualidade para realização de baixa técnica. E a certeza de uma terceira parte.

Título Original: "National Treasure: Book of Secrets" (EUA, 2007)
Realização: Jon Turteltaub
Argumento: Cormac Wibberley e Marianne Wibberley
Intérpretes: Nicolas Cage, Diane Kruger, Jon Voight e Helen Mirren
Fotografia: John Schwartzman e Amir Mokri
Música: Trevor Rabin
Género: Acção / Aventura
Duração: 124 min.
Sítio Oficial: http://disney.go.com/disneypictures/nationaltreasure

0 comentários: