10 de março de 2010

Colheita Seleccionada


Lembram-se do artigo publicado no Split Screen com a minha selecção de filmes para a DVDteca Ideal? Irei rever semanalmente esses filmes e o porquê de estarem nessa lista, ocupando bem mais do que as 3 linhas que tinham nesse artigo.
O pontapé de saída será com o meu número um, seguindo depois uma ordem aleatória que depende apenas da minha maior disposição para escrever sobre um ou outro deles. Serão dez semanas e treze filmes que mudaram a minha forma de ver cinema. Depois farei uma pausa para ir a Cannes - espero que me perdoem - mas dependendo do interesse do público a categoria poderá voltar em Junho com outros "dez" filmes. Afinal de contas, a lista só tinha aquele tamanho porque me obrigaram a cortar. Arranjo umas centenas de títulos que mereçam estar na lista.

Por isso esta sexta-feira, será iniciada uma nova secção de nome "Colheita Seleccionada", partilhando o primeiro artigo com a secção "O Meu Primeiro Filme" do Um Dia Fui Ao Cinema.
Para prender os leitores o primeiro filme será acompanhado de tudo o que me lembrei sobre ele. Sete artigos ao longo de sete dias, com posters, trailers, videoclips, biografias (then and now) e O monólogo. Como não quero que se cansem depressa, para os restantes filmes vou-me limitar ao básico: a crítica quase imparcial e o artigo de opinião.

Os links ficarão aqui abaixo para uma pesquisa mais fácil.
Casablanca
Bridge On the River Kwai
trilogia Back to the Future
The Goonies
Edward Scissorhands
The Lion King
Forrest Gump
Moulin Rouge
La Vita è Bella
Flags Of our Fathers/Letters From Iwo Jima


Espero que as minhas sugestões convençam alguém a ver bom cinema. Se cada semana convencer uma pessoa diferente a ver um filme que não conhecia já é uma boa acção.

2 comentários:

Jolix disse...

Tenho que rever 1 ou 2 para me avivar a memória... Um dos filmes que me causou alguma estranhesa foi o "The Goonies" que, se bem me lembro, havia um jogo do Spectrum com esse nome... Vi o filme num Domingo à tarde e lembro-me de ter ficado muito decepcionado.. talvez seja mais 1 para rever..

De resto a lista parece-me muito boa.. Talvez adicionasse alguns filmes mais recentes porque também se faz bons filmes nos dias de hoje ;)

Nuno disse...

Talvez por serem mais recentes a vontade de rever é menor. Há tantos filmes imprescindíveis que qualquer lista de 10 está incompleta.