16 de dezembro de 2011

Um dia teremos muitas curtas nas salas comerciais

O primeiro passo é arranjar público para elas nos festivais. O segundo é provar que a pesoas vão ao cinema para as ver. Podemos todos ajudar começando já.
Uma hora de desenhos animados portugueses para toda a família estreia em cinemas de todo o país. "Um Gato Sem Nome e Outros Filmes" é a aposta portuguesa para o cinema neste Natal.

Uma estreia inédita uma vez que é a primeira vez que filmes de animação portugueses para crianças têm exibição comercial em Portugal. São 7 filmes de 6 realizadores, na sua maioria produzidos pelo Cine-Clube de Avanca que foram distinguidos na Austrália, China, Cuba, Grécia, Itália, Portugal e República Checa, num total de 17 prémios.

Com "Um Gato sem Nome e outros filmes" os espectadores poderão descobrir o que aconteceu à Menina Cláudia que desejou ser mosca na véspera do seu aniversário, o relógio do Tomás que mandava no tempo, viver com o Zé e seu amigo Pinguim as aventuras da Feira Popular, espreitar a luz, correr na pista mais louca até à hora de jantar e viajar pelas histórias encantadas que se revelam um pouco diferentes do normal. Filmes em que é permitido rir e bater palmas, sobretudo porque, por vezes não ter paciência para ouvir os outros, é sinónimo de diversão...

Realizados por Carlos Cruz, Cláudio Jordão, Cláudio Sá, Francisco Lança, Sérgio Nogueira e Vítor Lopes, serão exibidas as curtas-metragens "Um Gato sem Nome", "Super Caricas", "O Relógio de Tomás", "Zé e o Pinguim", "Dá-me Luz", "Living in the Trees" e "Histórias Desencantadas".

As primeiras exibições irão acontecer a partir do dia 17 em Aveiro (Teatro Aveirense), Chaves (Cine-Teatro Bento Martins), Espinho (Multimeios), Évora (Soror Mariana), Faro (IPJ), Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande (ETPZP), Proença-a-Nova e Ponta Delgada (Solmar 2).

A distribuição que surge de forma original por blocos de cidades e salas irá continuar em Janeiro e Fevereiro próximos, com exibições em variadíssimas localidades de todo o país.

Em boa parte das sessões os filmes irão ser apresentados pelos realizadores e animadores dos filmes.

Algumas destas obras tiveram o apoio do ICA/Ministério da Cultura, IPJ e outras foram produzidas exclusivamente pelo realizador e pelo Cine-Clube de Avanca.

0 comentários: