9 de julho de 2018

"Game Night" por Nuno Reis

Com os jovens a casarem cada vez mais tarde e a adiarem os filhos ao máximo, algures entre os loucos anos da juventude e o gerar descendência, estão uns belos anos em que se tem todos os confortos da vida adulta (dinheiro), mas ainda alguma da rebeldia da juventude (liberdade). A noção de diversão mudou e já não envolve saídas barulhentas e copos. Ocasiões onde se reúnem os amigos para uma prova de vinhos, ou uma noite mensal de jogos. O doce fazer de conta que se é adulto deixando as responsabilidades em suspenso. "Game Night" parecia ser mais do que se tinha visto em "Date Night" (e daqui a dias em "Tag"), mas por ter Rachel McAdams lá mereceu alguma atenção. E que bela surpresa. "Date Night" foi tudo o que o trailer prometeu, mas muito mais.
A história acompanha um grupo de amigos que se encontram para uma noite de jogos. Até que o irmão de um deles lhes propõe uma noite diferente. Um jogo de gente rica. Uma espécie de jantar mistério. Ficam (quase) todos entusiasmados e quando um crime tem lugar diante dos seus olhos, acreditam que faça parte do jogo. Mas serão actores contratados ou perigosos mercenários?
Não é difícil pensar em filmes que peguem nessa temática de cruzar realidade com imaginação com protagonistas presos entre ambos. De "Rear Window" a "Gone Girl", passando por "Donnie Darko", "Perfect Blue" ou o obviamente semelhante "The Game", é uma forma muito eficaz de envolver o espectador e de o ir surpreendendo. O que não costuma ser feito é dar o toque leve da comédia. "Game Night" parece ser um filme ligeiro, mas não tem medo de criar algumas camadas de reduzida complexidade para ir mantendo a ilusão. É o melhor de dois mundos entre o thriller e a comédia, mas também sobre a busca por um parceiro de sonho. Que dupla o filme nos dá! McAdams é talentosa, divertida, bonita, um nome sólido na comédia e no romance há vários anos, justificação mais que suficiente para ver qualquer filme. A sua cara-metade nesta aventura é Jason Bateman, o quase equivalente masculino. É um actor consistente, com uma fragilidade que inspira autenticidade e que tem sido presença regular em comédias e dramas de qualidade. De forma quase mágica esta dupla perfeita pega num argumento banal com personagens desinspiradas e dá-lhe uma animação contagiante. Podia ser um filme mediano, com lugares-comuns e piadas reutilizadas de outros, mas em alguns momentos, é real.
O argumento de Mark Perez (do lamentável "Herbie Fully Loaded") foi conduzido por uma dupla de argumentistas tornados realizadores, John Francis Daley e Jonathan Goldstein (ambos escritores de "SpiderMan: Homecoming” e dos dois "Horrible Bosses" entre outros) e parece-se muito com o estilo de filmes que nos trouxeram eficazmente no passado sobre pessoas normais em situações extraordinárias. A produção teve mais custos na componente artística do que em qualquer outra, pois cenários e efeitos foram bastante simples. Foi tudo investido em estrelas que souberam descontrair e fazer fluir como comédia uma tensão nascida da comédia. E tudo isso envolvido naquela boa adrenalina induzida pelo falso stress que se gera num team building ou evento semelhante. São vários géneros e várias sensações que se repetem e alternam numa espécie de lasanha. Esta metáfora deve ter soado tão estranha para quem lê como para quem escreveu por isso convém explicar. Estamos numa era de cinema junk food para fazer dinheiro rápido e vender pipocas e refrigerantes de litro. As receitas habituais são o filme-pizza onde pegam na base de sempre e acrescentam uns ingredientes coloridos em cima para parecer diferente, ou o filme-hamburger onde trituram o que já veio de um outro filme e servem como algo fresco e ousado. Há quem goste disso e quem prefira uma refeição gourmet ou um prato caseiro e as salas de cinema procuram ter oferta para todos os públicos. "Game Night" não é um produto de luxo, mas está longe de ser de lixo. É como uma lasanha congelada: comida simples e rápida, mas que alimenta e é aconchegante e esconde vários sabores. Ainda fast e parcialmente junk, mas diferente de todos os outros.


Game NightTítulo Original: "Game Night" (EUA, 2018)
Realização: John Francis Daley, Jonathan Goldstein
Argumento: Mark Perez
Intérpretes: Jason Bateman, Rachel McAdams, Kyle Chandler, Sharon Horgan, Billy Magnussen, Lamorne Morris, Kylie Bunbury, Jesse Plemons, Michael C. Hall
Música: Cliff Martinez
Fotografia: Barry Peterson
Género: Comédia, Thriller
Duração: 100 min.
Sítio Oficial: http://www.gamenight-movie.com

0 comentários: