14 de janeiro de 2004

Disney encerrou Orlando


Como muita gente receava a Walt Disney Co. fechou as portas do seu estúdio de animação de Orlando, deixando mais de 200 pessoas desempregadas, sendo muitos deles dos melhores desenhadores do mundo. A Disney pretende manter algum desse pessoal no seu outro estúdio, em Burbank, mas muitos deles estão a pensar em fundar uma nova companhia de animação (Legacy Animation Studios), independente da Disney, a qual terá sem dúvida sucesso. Muitos deles já se candidataram para a Escola de Animação Digital e Efeitos Visuais de Orlando que, com a abertura prevista da Legacy para o fim do mês, deverá ser ainda uma das cidades mais procuradas por pessoas com o sonho de animar.
Apesar de o argumento utilizado ser que os filmes feitos à mão era menos rentáveis que os computadorizados, a crítica é unânime em reconhecer que o problema não era no tipo de animação mas sim nos argumentos que estavam a tornar-se bastante piores que o esperado da Disney, a animação como se tem visto nos filmes mais recentes ("Brother Bear" será o último a estrear em Portugal) continua a ser da melhor a nível mundial. Mais uma vez Michael Eisner despreza a criatividade e aqueles que tornaram a companhia aquilo que ela era até à semana passada, um ícone do cinema e cultura americanos e uma referência de e para todas as gerações.

Esperemos que ao menos os filmes computadorizados não estejam todos involvidos em polémicas sobre direitos de autor como o mega-sucesso "Finding Nemo".