29 de janeiro de 2004

"House of Sand and Fog" por Ricardo Clara



Kathy (Jennifer Connelly) vê-se subitamente despejada da sua casa e perdê-la num leilão para Massoud Amir Behrani (Ben Kingsley), um coronel iraniano residente nos EUA com a sua mulher Nadi (Shohreh Aghdashloo) e o filho Esmail (Jonathan Ahdout). Revoltada, e com o apoio de Lester (Ron Eldard) um polícia local com quem se envolve, enceta uma luta (i)legal que terá consequências trágicas.
Nomeado para duas estatuetas douradas para melhor actor (Ben Kingsley) e melhor actriz secundária (Shohreh Aghdashloo), "House of Sand and Fog", do ucraniano Vadim Perelman, fixa definitivamente um novo degrau do cinema norte-americano pós 11 de Setembro: o sonho americano não é realmente aquilo que promete. Depois de "In America", de Jim Sheridan, que relata a inadaptação de uma família irlandesa à Big Apple, agora o choque de culturas entre uma tradicional família iraniana e a repulsa psicológica que a sociedade americana interiorizou depois do trágico acontecimento em 2001 se encontra patente nesta obra que hoje estreia nas nossas salas.




É um drama trágico e envolvente, revelador de enormes anticorpos criados por esta sociedade contra culturas estrangeiras, curiosamente denunciados por um irlandês (Jim Sheridan) e neste caso por um ucraniano (Vadim Perelman). Leva a reflectir sobre o onírico american world, quebrando barreiras e levantando questões. Quanto ao filme propriamente dito, possui um argumento inteligente, que infelizmente se precipita num desfecho exageradamente galopante, pois a narrativa, que em grande parte do filme se estende dolorosamente, termina abruptamente, com um desfecho com tanto de inesperado como de trágico. Esta tragédia grega da inadaptação demonstra duas belas interpretações que a Academia já recompensou com duas nomeações: Ben Kingsley, num papel autoritário de um homem desiludido com a vida (o que é uma constante no filme), mas que igualmente se entrega de coração à sua família e pela sua família e Shohreh Aghdashloo, uma surpresa para quem não assitiu ainda ao filme, a imagem de uma mulher dorida com o mundo e com a vida, principalmente por ter deixado para trás a vida que tinha, aliada à de uma força e humanidade própria de um pilar sobre o qual assenta grande parte da força estrutural da narrativa.
Em suma, não será a grande obra que 2003 produziu, mas tem os ingredientes necessários para levar os espectadores às salas de cinema neste fim de semana.


Título Original: "House of Sand and Fog" (EUA, 2003)
Realizador: Vadim Perelman
Intérpretes: Jennifer Connelly, Ben Kingsley e Shohreh Aghdashloo
Argumento: Vadim Perelman e Andre Dubus III
Fotografia: Roger Deakins e David Stockton
Música: James Horner
Género: Drama
Duração: 126 min
Trailer: n/d
Sítio oficial: http://www.dreamworks.com/houseofsandandfog

0 comentários: