13 de janeiro de 2004

Outro festival para recordar





Já no dia 15 começa outra edição do Sundance Film Festival, a montra americana para os grandes filmes do resto do mundo e para a produção nacional independente. Em Salt Lake City, reúnem-se todos os anos milhares de voluntários que juntamente com 100 artistas do cinema de dia 15 a 25 tornam o festival de Robert Redford (eternizado como Sundance Kid) um dos maiores e melhor cotados do mundo.
Apesar de para este ano não estarem previstos grandes nomes em competição ferrenha, é sabido que em anos anteriores surgiram grandes surpresas nos vencedores e nos derrotados, estão em competição 125 longas-metragens divididas por dez categorias.
Entre os filmes que foram revelados nos últimos anos nos EUA pelo festival incluem-se: "Sex, Lies and Videotape", "Reservoir Dogs", "Memento", "Shine", "In the Bedroom", o prestes a estrear "Thirteen" e os grandes vencedores da crítica de 2003 "The Station Agent" e "American Splendor". No ano passado apresentaram "Northfolk", terceira obra dos criadores de "Twin Falls, Idaho", que só este ano e pela mão do Fantasporto chega a Portugal. Também foi graças ao seu impacto em Sundance que "The Blair Witch Project" teve tamanho sucesso. Só agora em Sundance é que "Zatoichi" e "Good Bye, Lenin!", filmes que já passaram pelas salas portuguesas, chegarão aos Estados Unidos.

Este festival aposta em força nas novas tecnologias, este ano avançam para a quarta edição do festival digital, uma pessoa por 10 dólares (quase o mesmo em euros) tem acesso a dezenas de curtas metragens e às informações em primeira mão. Para facilitar e acelerar a comunicação a HP tornou o Centro Digital e outros edifícios da cidade em "hot spots", a Internet sem fios estará acessível a qualquer pessoa (desde que disponha do hardware e software necessários) gratuitamente.

Para mais informações consulte o sítio oficial do festival.

0 comentários: