7 de fevereiro de 2004

"Anything Else" por Nuno Reis

Em "Anything Else", nomes célebres como Danny DeVito e Christina Ricci aliam-se à cara do momento de Jason Biggs para fazerem, ao lado do realizador, mais um filme do género a que nos habituou.
Anything Else

A história gira em torno de Jerry Falk (Jason Biggs), um jovem escritor de comédia que tinha a relação ideal com a sua mulher até se apaixonar por outra (Christina Ricci). Nessa nova relação algumas coisas não estavam nada bem mas ele safava-se com a ajuda (inexistente) de um psicanalista, e a nível profissional tudo estava a melhorar com a ajuda de um agente (Danny DeVito a fazer lembrar Danny Rose) que seria excelente a vender sapatos. Até que a sua vida vai pelo cano quando conhece um outro judeu escritor de comédia de seu nome David Dobel (Woody Allen) que lhe mostra uma nova perspectiva da vida e o ridículo da sua situação.
Anything Else

A história é narrada pelo próprio Jerry que vive numa realidade surreal, mesmo ao estilo de Allen, e não acredita no que se passa à volta dele: a mulher há meio ano que não quer sexo, o psicanalista nunca dá conselhos, o agente apesar de dedicado explora-o e ele tenta agradar a todos da melhor forma possível. Quando conhece Dobel ele descobre que esse seu novo amigo é um homem transtornado, maníaco e possivelmente psicopata. Ou apenas um louco simpático.

Ao longo dos 108 minutos que o fime demora temos as clássicas cenas de dois amigos a passearem (em Central Park) e a falarem, temos muitos comentários ao anti-semitismo, bastantes provérbios, anedotas mais e menos conhecidas - na sua maioria inteligentes mas também, dependendo da personagem, algumas velhas e secas - e uma grande lição de vida.
Anything Else

O argumento, apesar de ser um pouco inferior ao esperado, está fiel ao autor que neste filme nos dá ocasionalmente cenas e diálogos excelentes de casais apaixonados, de artistas, do mundo. A cena mais normal de comédia é a última de Danny DeVito, que se desenrola num restaurante onde mesmo Woody Allen consegue ser genialmente vulgar. O início do final é bom e a última cena é, desculpem repetir a expressão, vulgar.

A realização está boa, com um toque pessoal. Alguns planos estão bastante atractivos e a montagem manteve-se simples e segura. A nível de interpretação Woody Allen repete-se, Danny DeVito tem uma personagem divertida mas muito secundária e Christina Ricci, que neste filme é apenas uma ninfomaníaca sem vontade de fazer sexo. Apesar de ter um início onde está deslumbrante à semelhança dos seus últimos papéis está inferior ao que nos acostumou. Jason Biggs - continua preso ao papel que fez em "American Pie" - é um clone de Allen. Desde a primeira cena, onde estão vestidos de igual, que se nota a passagem de testemunho para a nova geração. Especialmente para Biggs, mas também em menor grau para Jimmy Fallon.
Anything Else

Este filme não pode ser visto como uma comédia, tem de ser visto como a aula anual de moral de Woody Allen que, como muitas outras matérias, tem algumas aulas excelentes e outras de menor nível. Esta não é das melhores mas é sem dúvida imprescindível para os fãs.

Anything ElseTítulo Original: "Anything Else" (EUA, França, Reino Unido, 2003)
Realização: Woody Allen
Argumento: Woody Allen
Intérpretes: Jason Biggs, Christina Ricci, Woody Allen, Danny DeVito, KaDee Strickland
Fotografia: Darius Khondji
Género: Comédia, Romance
Duração: 108 min.
Sítio Oficial: http://www.anythingelse-themovie.com/

0 comentários: