16 de fevereiro de 2004

FANTASPORTO 2004


Começa hoje o FANTASPORTO 2004, na denominada fase pré-fantas, onde os filmes a serem exibidos ainda não se encontram em competição. Mas nada como começar a acompanhar o festival desde o primeiro dia. Por essa, e por muitas outras razões, recomendo a ida ao Rivoli assistir ao que de melhor se tem feito de cinema fantástico pelo mundo fora, sem negligenciar, obviamente, as retrospectivas. Inicia-se então assim neste blog um espaço dedicado a acompanhar o certame, intitulado "Diário de um Festival", e a programação que diariamente aqui colocaremos. FANTASPORTO 2004 a não perder, de 16 de Fevereiro a 1 de Março, no Porto.


SEGUNDA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO

RIVOLI TEATRO MUNICIPAL

GRANDE AUDITÓRIO



16.00 - "Fausto 5.0" - Isidro Ortiz, Alex Ollé e Carlos Padrissa (Esp.)

21.15 - "Innocence" - Paul Cox (Bel./Aus.)

Mas, mais que as personagens interessam os filmes. A primeira sessão da noite do Fantas, leva ao Grande Auditório do Rivoli, às 21.15h, "Innocence".
Este é talvez o filme que nos fará recordar de vez o nome do seu realizador, Paul Cox. Um ex-organista descobre, 50 anos depois, que o único amor da sua vida vive na mesma cidade que ele. Uma pungente homenagem ao espírito humano, história de luxúria e paixão, ternura e esperança. Multipremiado em diversos festivais internacionais de cinema. Uma homenagem ao espírito humano, o filme é uma história que nos faz lembrar que é preciso viver cada dia como se fosse o último. Pode perder-se a inocência do primeiro amor mas alguns nunca mais a esquecem. É essa inocência que procura o ex-organista, e professor de música, Andreas Borg, quando, meio século depois, descobre o seu amor, Claire. A medo, Claire responde e acede encontrar-se com o seu amor de outros tempos, apesar de estar casada. Valerá a pena viver o que não se viveu na altura certa? Seria a altura certa, então? Ou será agora? "Inocence" é, de facto, o melhor filme do realizador.


23.15 - "Motown, Uma História" - Paul Justman (E.U.A.)

Depois, às 23.15h, e ainda em primeira mão para o público português, um dos documentários mais aguardados pela crítica portuguesa: "Motown: Uma História";. Um magnífico documento musical que comemora os gloriosos 40 anos da célebre editora americana, Motown. Na linha de outros grandes documentários musicais, como "The Filth and the Fury" e "Hype" (igualmente vistos no Fantasporto), "Motown, Uma História" reúne documentos fundamentais e inéditos para se perceber a ascensão deste som que rapidamente se transformaria em género musical. A saga dos Funk Brothers é contada através de entrevistas, filmes de arquivo, fotografias, cenas recriadas e ainda doze novas interpretações ao vivo de Joan Osborne ("What Becomes Of The Broken Hearted" e "Heat Wave"), Ben Harper ("Ain't Too Proud To Beg" e "I Heard It Through The Grapevine"), Chaka Khan ("What's Goin On"), Bootsy Collins ("Do You Love Me" e "Cloud Nine"), Gerald Levert ("Reach Out" e "Shotgun"). Um filme que expressa bem a sedução do ambiente Motown.




PEQUENO AUDITÓRIO




15.15 - BORIS KARLOFF - "Die Monster Die" de Daniel Haller

21.00 - LUCIO FULCI - "City of the Dead"

23.00 - HERSCHELL G. LEWIS - "Gore Girls"

0 comentários: