8 de fevereiro de 2004

A uma semana do Fantas...



Hoje pode ser domingo e para muitos de nós é um dia de descanso mas o Fantasporto não pára independentemente do dia que seja e acabámos de receber um comunicado com alguns números interessantes que quero partilhar.

Aqui está o comunicado:
Contando com o Alto Patrocínio do Ministério da Cultura, através do ICAM e da Câmara Municipal do Porto, o Fantasporto'2004 é uma iniciativa da Cinema Novo CRL que tem como patrocinador principal a SUPERBOCK.

Entre 16 de Fevereiro e 1 de Março decorrerá assim a 24ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto/Fantasporto'2004.

Os números deste Fantas são de novo impressionantes. Tem um orçamento de cerca de 940 mil euros, sendo quinhentos e cinquenta mil euros avaliados em serviços e 375 mil euros em entradas directas de patrocínios, subsídios e bilheteira. Durante 16 dias, em 4 salas do Grande Porto a próxima edição do Fantas terá cerca de 200 sessões de cinema mais de 150 longas metragens e cerca 50 curtas metragens. São 2,5 toneladas de filmes para um total de 200 kilómetros de filme. Uma outra curiosidade - se todos os filmes fossem exibidos em contínuo (durante as 24 horas de um dia) numa mesma sala de cinema as máquinas deveriam queimar, pois seriam necessários 45 dias de projecções contínuas!

Um outro dado interessante - tendo em conta o número médio de espectadores do Festival nos últimos 5 anos - cerca de 100.000, poder-se-á dizer que, tendo em conta os apoios financeiros recebidos o Estado Português investe por espectador no Fantasporto cerca de 2 Euros, a Autarquia, 0.60 Euros e o Fantasporto, tendo por base os apoios privados recebidos, receitas directas e permutas “investe” por espectador no Festival 6.50 Euros. E já agora que o Fantas tem os filmes das secções oficiais legendados em português dever-se-á dizer que há cinco tradutoras profissionais a fazer a legendagem dos filmes e seis pessoas a inserirem as legendas em computador para que tudo corra a 100%.

Convidados portugueses e estrangeiros serão cerca de 400. Comunicação Social com cerca de 200 acreditados. 4 hoteis e apoio estratégico de cerca de 120 pessoas na organização do certame.

O Festival decorrerá como habitualmente no Rivoli Teatro Municipal, naturalmente o centro nevrálgico de toda a estrutura do certame. Tal como no ano passado o Festival ocupará 1 sala do Complexo AMC Arrábida 20 no Arrábida Shopping, garantindo assim a possibilidade de muitos espectadores poderem neste espaço cinematográfico do Grande Porto, assistir, em condições excepcionais de qualidade, à projecção de um grande núcleo dos filmes que, o Fantasporto apresentará.

A Festa do Fantasporto, denominada Baile dos Vampiros terá lugar no Teatro Sá da Bandeira, no dia 23 de Fevereiro. E se quer saber mais sobre o Fantasporto ’2004...vá até à página na Net do Fantas...

0 comentários: