Continuando a busca pela melhor formação que se possa dar, o Antestreia convidou os bloggers a apresentar uma lista daqueles filmes que todos deviam ver ao longo do seu percurso educacional.
As regras eram simples. Devem considerar a idade das crianças e de preferência tentar enquadrar no currículo disciplinar.
As listas recebidas tinham mmuitas semelhanças entre si, o que prova que cada geração tem os seus filmes de eleição e os tenta passar à seguinte. No entanto não vi nada nas listas que pudesse chocar.
Aqui vai a primeira lista, da autoria do João Pinto (Portal Cinema)
Para esta secção escolhi filmes relativamente simples de entender que conseguem transmitir uma série de mensagens muito importantes para o desenvolvimento das crianças como o sentido da amizade, do amor e da vida.
“Up”, de Pete Docter e Bob Peterson (2009)
“Toy Story”, de John Lasseter (1995)
“Mary Poppins”, de Robert Stevenson (1964)
“Babe”; de Chris Noonan (1995)
“E.T.: The Extra-Terrestrial”, de Steven Spielberg (1982)
“ Pinocchio”, de Norman Ferguson e T. Hee (1940)
“The Wizard of Oz”, de Victor Fleming (1939)
“101 Dalmatians”; de Clyde Geronimi e Hamilton Luske (1961)
“The Lion King”, de Roger Allers e Rob Minkoff (1994)
“My Neighbor Totoro”, de Hayao Miyazaki (1988)
Para esta secção escolhi dez filmes que, sem serem muito fortes, conseguem passar uma imagem clara e concisa sobre vários temas socio-culturalmente relevantes e que são abordados em vários temas dados em algumas disciplinas.
“The Name of the Rose”, de Jean-Jacques Annaud (1986)
“Mistérios de Lisboa”, de Raol Ruiz (2010)
“Whale Rider”, de Niki Caro (2002)
“Children of a Lesser God”, de Randa Haines (1986)
“Entre Les Murs”; de Laurent Cantet (2008)
“Elephant”, de Gus Van Sant (2003)
“The Pianist”, de Roman Polanski (2002)
“Schindler's List”, de Steven Spielberg (1993)
“Crash”, de Paul Haggis (2005)
“Scent of a Woman”, de Martin Brest (1992).
Para esta seção pensei mais nos programas curriculares atuais de Filosofia, Psicologia e História. Acho que os dez filmes inserem-se muito bem nesse contexto.
"The Tree of Life", de Terrence Malik (2011)
“A Onda”, de Dennis Gansel (2008)
“Judgment at Nuremberg”, de Stanley Kramer (1961)
“The White Ribbon”, de Michael Haneke (2009)
“Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb”, de Stanley Kubrick (1964)
“4 Meses, 3 Semanas e Dois Dias”, de Cristian Mungiu (2007)
“Being John Malkovich”, de Spike Jonze (1999)
“The Seventh Seal”, de Ingmar Bergman (1957)
“Citizen Kane”, de Orson Welles (1941)
“Blindness”, de Fernando Meirelles (2008).
As regras eram simples. Devem considerar a idade das crianças e de preferência tentar enquadrar no currículo disciplinar.
As listas recebidas tinham mmuitas semelhanças entre si, o que prova que cada geração tem os seus filmes de eleição e os tenta passar à seguinte. No entanto não vi nada nas listas que pudesse chocar.
Aqui vai a primeira lista, da autoria do João Pinto (Portal Cinema)
1º Ciclo
Para esta secção escolhi filmes relativamente simples de entender que conseguem transmitir uma série de mensagens muito importantes para o desenvolvimento das crianças como o sentido da amizade, do amor e da vida.
“Up”, de Pete Docter e Bob Peterson (2009)
“Toy Story”, de John Lasseter (1995)
“Mary Poppins”, de Robert Stevenson (1964)
“Babe”; de Chris Noonan (1995)
“E.T.: The Extra-Terrestrial”, de Steven Spielberg (1982)
“ Pinocchio”, de Norman Ferguson e T. Hee (1940)
“The Wizard of Oz”, de Victor Fleming (1939)
“101 Dalmatians”; de Clyde Geronimi e Hamilton Luske (1961)
“The Lion King”, de Roger Allers e Rob Minkoff (1994)
“My Neighbor Totoro”, de Hayao Miyazaki (1988)
2º e 3º Ciclo
Para esta secção escolhi dez filmes que, sem serem muito fortes, conseguem passar uma imagem clara e concisa sobre vários temas socio-culturalmente relevantes e que são abordados em vários temas dados em algumas disciplinas.
“The Name of the Rose”, de Jean-Jacques Annaud (1986)
“Mistérios de Lisboa”, de Raol Ruiz (2010)
“Whale Rider”, de Niki Caro (2002)
“Children of a Lesser God”, de Randa Haines (1986)
“Entre Les Murs”; de Laurent Cantet (2008)
“Elephant”, de Gus Van Sant (2003)
“The Pianist”, de Roman Polanski (2002)
“Schindler's List”, de Steven Spielberg (1993)
“Crash”, de Paul Haggis (2005)
“Scent of a Woman”, de Martin Brest (1992).
Ensino Secundário
Para esta seção pensei mais nos programas curriculares atuais de Filosofia, Psicologia e História. Acho que os dez filmes inserem-se muito bem nesse contexto.
"The Tree of Life", de Terrence Malik (2011)
“A Onda”, de Dennis Gansel (2008)
“Judgment at Nuremberg”, de Stanley Kramer (1961)
“The White Ribbon”, de Michael Haneke (2009)
“Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb”, de Stanley Kubrick (1964)
“4 Meses, 3 Semanas e Dois Dias”, de Cristian Mungiu (2007)
“Being John Malkovich”, de Spike Jonze (1999)
“The Seventh Seal”, de Ingmar Bergman (1957)
“Citizen Kane”, de Orson Welles (1941)
“Blindness”, de Fernando Meirelles (2008).
0 comentários:
Enviar um comentário