22 de novembro de 2012

Primeiros filmes de Hitchcock e Kubrick

Nos primeiros tempos do cinema muitos filmes se perderam. Eram as entrevistas dadas anos depois que permitiam saber se haveria algum filme por descobrir. Por vezes o filme simplesmente tinha desaparecido. Muitas das primeiras obras dos grandes realizadores são desconhecidas, hoje falarei de dois casos em que foi possível.

Alfred Hitchcock

A Biblioteca do Congresso disponibiliza por dois meses no seu site os primeiros 43 minutos do fime "White Shadow".
Os 43 minutos apresentados correspondem a três bobinas encontradas no arquivo do projeccionista neozelandês Jack Murtagh que, para bem de todos nós, guardava a película dos filmes que saíam de cartaz.

Hitchcock trabalhou neste filme de Michael Balcon como assistente de realização, argumentista, director artistico e editor. Antes disso tinha colaborado com Balcon em "Woman to Woman" que se considera perdido.
O seu primeiro filme como realizador seria "Number 13", mas o filme não foi concluído. Por curiosidade, Balcon apadrinhou a estreia de Hitchcock pois apresentou "The Lodger" (1927), esse sim, sobrevivente e conhecido até aos nossos dias.

Para ver o filme incompleto clicar aqui.

Stanley Kubrick

Outro caso que poderá interessar aos que sonham vir a realizar é o de Kubrick. O site Open Culture tem um magnífico artigo a explicar como o agora lendário realizador começou. Três documentários feitos sem dinheiro ou equipamento, vendidos com prejuízo, mas que mostram a dedicação e vontade de aprender. Leiam esse texto e, se quiserem, vejam os filmes que o próprio descreve como "maus filmes, com boa fotografia".

0 comentários: