26 de fevereiro de 2013

Retrospectiva Kim Longinotto em Porto e Lisboa

A Zero em Comportamento em parceria com a programa ARTES da Fundação Manuel António da Mota apresenta um ciclo de cinema documental dedicado a uma das mais proeminentes documentaristas em actividade, Kim Longinotto.

Esta será a primeira retrospectiva dedicada a Kim Longinotto no nosso país, uma realizadora que importa descobrir urgentemente, sendo reconhecida internacionalmente pelos seus pungentes retratos e pelo seu sensível e apaixonante tratamento de tópicos difíceis, cujos filmes foram premiados um pouco por todo o mundo.

O programa terá lugar nos dias 28, 29 e 30 de Março no Cinema Passos Manuel no Porto e de 4 a 7 de Abril no Cinema City Classic Alvalade em Lisboa. Contará com a presença da realizadora nas sessões do Porto.

A programação terá um foco muito particular em temas tão diversos como o divórcio no Irão, a mutilação genital feminina no Quénia, a violência sobre mulheres e crianças nos Camarões, na África do Sul ou na Índia, a educação de crianças emocionalmente perturbadas em Inglaterra ou mesmo questões de género, identidade sexual e contradições culturais no Japão.

Com este ciclo pretendemos apresentar os melhores filmes desta realizadora bem como prestar solidariedade às mulheres de todo o mundo que continuam a lutar pela sobrevivência e pela independência e que aspiram pelo fim da discriminação e pelo direito à sua dignidade.

Independentemente da abordagem que se fizer a esta retrospectiva, o que verdadeiramente está em causa nos temas que aborda, é a negação de direitos das mulheres e das crianças, a impossibilidade de escolherem e de traçarem um rumo, a incapacidade de afirmação face ao poder, captada pela câmara de uma documentarista incontornável, Kim Longinotto.
Este programa será acompanhado de um conjunto de debates nos quais serão abordadas as temáticas retratadas nos filmes.

Esta retrospectiva estará depois em circulação pelo país através da rede de cineclubes, estando já assegurada a sua exibição no Cineclube de Joane, Cineclube de Viseu, 9500 Cineclube de Ponta Delgada e Zoom Cibeclube de Barcelos.

Organização: Zero em Comportamento - Associação Cultural
Parceria: ARTES – Fundação Manuel António da Mota
Apoio à divulgação: Amnistia Internacional

Mais informação aqui.

0 comentários: