11 de outubro de 2012

"Sightseers" por António Reis

António Reis em Sitges fala-nos de alguns dos filmes exibidos.


Confesso que não partilho a admiração generalizada por “Kill List”. Mesmo depois de o ver duas vezes não encontrei motivos suficientes que levaram a maior parte da crítica a premiá-lo e/ou considerá-lo das grandes surpresas do ano. Por esta razão as minhas expectativas quanto a este “Sightseers” não eram tão elevadas quanto a da maior parte do público que assistiu à sua exibição em competição no festival de Sitges. Menos ainda quando o seu realizador em palco garantiu com uma candura britânica que o seu filme era sobre “sexo, violência, sexo, pequenos cães e caravanismo”.

(video SciFiWorld)

Vendo o filme condicionado por uma plateia predisposta a rir-se e a apreciar a experiência, reconheço algumas qualidades a este chefe de fila de uma nova vaga que pretende recuperar algum do realismo social que fez a glória do cinema britânico nos anos 60, com um humor completely british e uma violência gratuita para gáudio dos fas de algum fantástico de terror.

O conceito de fazer férias numa caravana por alguns dos mais improváveis ícones do turismo inglês é o leitmotiv para esta viagem. Ao longo da viagem este casal de desajustados vai descobrir que, apesar de terem em comum uma tendência para deixar cadáveres ao longo do caminho, manifestam uma absoluta psicopatia.

O Hollywood Reporter considerou-o o melhor da britcom desde “Hot Fuzz”, o que convenhamos, é um grande elogio para o filme, mas não deixa de nos inquietar quanto à qualidade da produção britânica de comédia.
A classe média-baixa inglesa sempre foi um lugar privilegiado para a comédia e aqui acaba por ser tambem o palco do terrir. Uma visão cáustica de Inglaterra capaz de agradar a um público alargado.
SightseersTítulo Original: "Sightseers" (Reino Unido, 2012)
Realização: Ben Wheatley
Argumento: Amy Jump, Alice Lowe, Steve Oram
Intérpretes: Alice Lowe, Steve Oram
Música: Jim Williams
Fotografia: Laurie Rose
Género: Comédia
Duração: 88 min.
Sítio Oficial: http://sightseersmovie.com/

0 comentários: