9 de outubro de 2012

"The Lords of Salem" por António Reis

António Reis em Sitges fala-nos de alguns dos filmes exibidos.


Rob Zombie encontra “Rosemary’s Baby”

Se a fama de Rob Zombie deriva mais da sua importância nos meios underground da música com laivos satânicos , a sua aparição no cinema acabou por ser uma transferência natural, mas apesar disso marginal. Os seus primeiros filmes tiveram impacto por via dos fãs da sua música, e obviamente o cinema de terror tinha que ser o género escolhido. “The House of 1000 Corpses” e “The Devil’s Rejects” conquistaram uma franja de espectadores e o relativo sucesso que obtiveram, sobretudo no circuito dos festivais, talvez tenham convencido Rod Zombie que tinha uma carreira promissora como realizador. Convenhamos que quem lhe impingiu esta expectativa estava redondamente enganado e este “Lords of Salem” confirma a célebre frase de Churchill que se pode enganar muita gente durante algum tempo, mas não toda a gente durante muito tempo.

Recuperar a exaurida história das bruxas de Salem, as possessões satánicas e a semente do diabo com o heavy metal satânico e um design kitsch de televisões radicais é uma receita esgotada. Para estes temas é preferível rever os clássicos como “Salem’s Lot”, a sua versão de comédia “The Witches of Eastwick” ou o perturbador “Rosemary’s Baby” de Polanski. Todos os clichés do sub-género satânico estão incluídos, pena é que falte uma ideia redentora e original que justificasse o visonamento do filme. Neste ponto é que a experiência de Rob Zombie na área musical poderia ter feito a diferença.
Os verdadeiros seguidores de Satanás devem estar a rir-se desta caricatura. Porque mesmo para quem não crê em bruxas, que as há, há, e que o diabo anda à solta entre nós também é verdade. Basta ver as notícias.
The Lords of SalemTítulo Original: "The Lords of Salem" (Canadá, EUA, Reino Unido, 2012)
Realização: Rob Zombie
Argumento: Rob Zombie
Intérpretes: Sheri Moon Zombie, Bruce Davison, Jeff Daniel Phillips, Ken Foree, Fee Wallace, Meg Foster, Maria Conchita Alonso
Música: John 5
Fotografia: Brandon Trost
Género: Horror, Thriller
Duração: 101 min.
Sítio Oficial: http://robzombie.com/movies/the-lords-of-salem/

0 comentários: