31 de maio de 2008

"The Forbidden Kingdom" por Nuno Reis


Filmes chineses feitos por americanos

Há décadas que Hollywood utiliza panóplias de artes marciais nos seus filmes. Nesses filmes Jackie Chan tem sido uma referência nas comédias e Jet Li nos dramas. Li, que pensava já ter terminado a fase da carreira em que pratica as artes marciais, voltou ao género para experimentar trabalhar com um dos seus heróis, aquele que os EUA apontaram como sucessor de Bruce Lee. Curiosamente estes reis do Kung Fu nunca antes tinham trabalhado juntos.

Jason é um jovem americano que visita frequentemente uma loja chinesa. Está apaixonado pelos filmes de Kung Fu e sabe todos os nomes da mitologia chinesa, as suas armas e as suas lendas. Uma noite é-lhe confiado um bastão que terá de entregar ao seu legítimo dono. Esse bastão irá levá-lo numa viagem incrível à antiga China, onde terá de enfrentar todo o género de perigos até encontrar o Rei Macaco.

Com discretas mas abundantes referências a clássicos do cinema - do saudoso tempo dos irmãos Shaw – e coberto de magníficos combates, esconde por algum tempo o que lhe falta em substância. A história é desinteressante e as subtis referências passarão despercebidas à maioria dos espectadores. Por vezes assemelha-se a outros filmes, mas especialmente ao óbvio "Karate Kid". Nunca mais um jovem americano poderá estudar a cultura oriental sem parecer cópia descarada deste marco do cinema.
As coreografias estão excelentes. Combina o exagero característico do cinema oriental com a credibilidade habitual dos filmes de Jackie Chan, mesmo não tendo sido ele a coreografar. A fotografia de Peter Pau, como em tantos filmes até agora, está deslunbrante. A única boa interpretação é de Jet Li em duas personagens, as menos estereotipadas.

O grande Rob Minkoff não conseguiu utilizar a sua magia para fazer um grande filme, mas valeu a intenção Foi uma boa tentativa de revitalizar um género que os americanos começam a ignorar.


Título Original: "The Forbidden Kingdom" (EUA, 2008)
Realização: Rob Minkoff
Argumento: John Fusco
Intérpretes: Jet Li, Jackie Chan, Michael Angarano, Collin Chou, Li Bingbing
Fotografia: Peter Pau
Música: David Buckley
Género: Acção, Aventura, Comédia
Duração: 113 min.
Sítio Oficial: http://www.forbiddenkingdommovie.com/

0 comentários: