4 de maio de 2008

"My Blueberry Nights" por Nuno Reis


Seja cedendo as próprias músicas ou interpretando êxitos de estrelas do passado, Norah Jones já colaborou várias vezes com filmes. O ano passado o bichinho do cinema acabou por a apanhar. Wong Kar Wai, um dos maiores realizadores da actualidade, é o responsável pela única experiência de actuação (até agora) de uma das cantoras de maior sucesso da década.

Elizabeth é uma mulher desesperada que quer saber por onde anda o namorado. Acaba por descobrir um café onde o conhecem e dirige-se para lá. Ao saber que ele tem outra mulher a sua razão de viver é alterada. Começa a visitar esse café todas as noites para falar com Jeremy, o proprietário, e comer a ignorada tarte de mirtilo. Ao fim de algum tempo, para evitar passar pelo edifício do homem que a trocou, vai viajar pelo país na busca de um carro e uma nova identidade. Chama a isso atravessar a rua pelo caminho mais longo. Essa odisseia leva-a a conhecer novas pessoas e formas de encarar a vida que a farão ver o que realmente importa. A única ligação que mantém com o passado são as cartas que escreve a Jeremy.

Os filmes de Wong Kar Wai são facilmente reconhecíveis pela fotografia única e pelos romances intensos e pouco convencionais. Este obedece a esses dois critérios, mas tem a particularidade de ser a primeira longa em que o realizador utiliza actores ocidentais. Como o Amor não tem fronteiras não interessa em que país ou idioma é filmado. Este é em parte um filme da América profunda pelo olhar de um estrangeiro, mas é essencialmente um olhar sobre a vida.

My Blueberry Nights” é um filme muito fácil de ver, com um bom argumento e boas interpretações. Não é tão memorável como trabalhos anteriores do realizador, mas as cenas iniciais no bar são geniais. Especialmente a personagem de Law pelo seu optimismo na forma de encarar a vida. A crédula Elizabeth nem sempre é convincente (Jones acusou a inexperiência) mas é encantadora, e, por ser bafejada pela sorte num mundo em que todos parecem perturbados por algo, o que lhe vai acontecendo parece natural. É um filme demasiado romântico, mas quem o vai ver já deve estar a contar com isso.


Título Original: "My Blueberry Nights" (China, França, Hong Kong, 2007)
Realização: Wong Kar Wai
Argumento: Wong Kar Wai e Lawrence Block
Intérpretes: Norah Jones, Jude Law, David Strathairn, Rachel Weisz, Natalie Portman
Fotografia: Darius Khondji
Música: Ry Cooder
Género: Drama, Romance
Duração: 94 min.
Sítio Oficial: http://www.myblueberrynightsmovie.co.uk/

0 comentários: