15 de maio de 2008

"La Habitación de Fermat" por Nuno Reis

Cinema e matemática às vezes combinam

Existem duas referências matemáticas incontornáveis no cinema fantástico. Uma delas dá pelo nome de "Pi" onde um louco nos mostra como a matemática nos rodeia. Tudo o que vemos, o que somos e que acontece são números. Em "Cube" a matemática não nos rodeia apenas, prende-nos por entre paredes geométricas e desafios aritméticos. A sobrevivência do mais apto atingiu um novo nível e combina capacidades lógicas, físicas e mentais. "La Habitación de Fermat" é muito parecido com "Cube", mas no projecto espanhol o mistério da matemática é mais imediato.

Cinco matemáticos contemporâneos usando nomes de matemáticos históricos estão reunidos numa misteriosa sessão de resolução de problemas. Subitamente as paredes começam a fechar-se e terão de resolver uma sucessão de problemas para evitarem o esmagamento. Aqui não há outras salas e não há diferenças entre os prisioneiros, há apenas muita pressão.

A presença nos enunciados daquela que Gauss apelidava de "rainha das ciências" é muito reduzida. Os problemas são essencialmente lógicos e dos mais conhecidos: um deles fazia parte do meu livro do oitavo ano de matemática. Para quem tenha formação na área das ciências ou um mínimo de curiosidade pelo tema os exercícios apresentados são resolúveis bem antes de acabar o tempo. Mas a sua colocação na trama do filme está num nível que nem desmotiva quem não os consegue resolver, nem quem os resolve demasiado depressa. E não deixam de ser desafios interessantes para apresentar posteriormente a um amigo que não tenha visto o filme.

Os pontos fortes do filme são o seu argumento e a montagem. No argumento tem a desvantagem de ser pouco credível, novamente refiro que os problemas são elementares, mas a ideia-base é muito boa e a matemática vai sendo subtilmente alheada para ser disparada de volta quando necessária. Quanto à montagem é muito compacto, não se alonga em cenas desnecessárias e isso ajuda a manter a tensão.
O sítio oficial apesar de simples tem uma pequena surpresa para os visitantes e uma passagem por lá é recomendada. Tem um impacto diferente antes e depois do filme.

Os matemáticos vão achar o final revoltante, aconselho a saírem assim que vejam o barco em movimento e a não olharem para trás.

Título Original: "La Habitación de Fermat" (Espanha, 2007)
Realização: Luis Piedrahita, Rodrigo Sopeña
Argumento: Luis Piedrahita, Rodrigo Sopeña
Intérpretes: Santi Millán, Elena Ballesteros, Alejo Sauras, Lluís Homar, Federico Luppi
Fotografia: Miguel Ángel Amoedo
Música: Federico Jusid
Género: Mistério, Thriller
Duração: 88 min.
Sítio Oficial: http://www.lahabitaciondefermat.com/

0 comentários: