19 de fevereiro de 2009

Faça você mesmo


É um filme? É um jogo? Não! É um bocado dos dois. Cada vez os filmes ficam menos nas mãos dos seus produtores e passam para as mãos dos espectadores. No cinema é um pouco tarde para alterar, mas nos DVD e na net já tudo se consegue.

DVDs com finais alternativos são imensos. São quase um director's cut incluído no original.

Esta série é estilo o nosso "Diário de Sofia". Cada semana os visitantes do site dão uma sugestão de como segue a história. O site é especializado em trabalhos deste género.

E agora temos isto. Um filme online ao gosto do espectador. Existem várias decisões que se pode tomar e o rumo da história muda conforme os gostos de cada um. É um jogo com pouca jogabilidade mas em imagem real. O trailer está abaixo.



Pode não ser brilhante, mas é um novo rumo para a arte com inúmeras possibilidades. Algum dia não será apenas uma escolha no argumento, ou de quem vive ou morre, mas também quais os actores, o ângulo da câmara, banda sonora, até o género de filme pode ficar diferente. Não há limites para o que se pode fazer.

5 comentários:

Bruno Ramalho disse...

Isto faz-me lembrar uma série portuguesa antiguinha em que o pessoal telefonava para a estação a dizer quais os caminhos que os protagonistas deviam seguir em pontos chave ao longo da história... lembras-te? Ganhava sempre a opção que tivesse mais votos. Lembro-me que achava um piadão àquilo tudo! Agora é na internet, mas o conceito parece-me o mesmo. :D

Está muito bom, mas agora queria ver isto aplicado ao Fantasporto. Uma sessão especial, em que entregavam lanternas de cor ao pessoal (para ser mais barato o sistema de voto, por exemplo), e quando chegava às partes chave, quem queria a opção número 1 acendia a lanterna verde... quem quisesse a número 2 acendia a vermelha. Um computador contava os votos, e dava-se seguimento à história. Era uma moca, podia ser aldrabado, ia ser muito comentado, risota e palmas quanto baste, Fantas no seu melhor portanto! ;D eheheh

Carlos Martins disse...

No Fantas não era preciso nada disso, era sempre... SANGAYA!!! :P

Quanto aos filmes "a gosto", dá-lhe mais uns anos e passa a ser possível falar para o computador e dizer: "Quero ver um filme com submarinos, extra-terrestres, com uma criança raptada que se torna o melhor jogador de futebol do mundo"
E passados uns segundos tens um filme à medida, que podes ir editando em tempo real...
"Ah, isto está muito fácil. Computador, adiciona um desfiladeiro e um cometa em rota de colisão com a Terra..."

Bruno Ramalho disse...

Sangyyaaaa!!! ;D

Isso que descreves aí, Carlos, é o filme da Coca Cola! LOL

Nuno disse...

Teria mais piada se a votação fosse por gritos. De um lado diziam AHHH, do outro EHHH... Podia haver 5 opções em simultâneo.

Estes novos argumentistas não dizem nada com jeito! O que faz um submarino extraterrestre num desfiladeiro? Se o futebolista é assim tão bom ele que chute o cometa para longe e está a catástrofe evitada.

Bruno Ramalho disse...

ok, e tu fazes o software para analisar essa votação! Na boa! :P

Repara, isso já és tu a dar uso ao conceito, Nuno, acabaste de fazer a tua própria história, parabéns! ;D ahaha