20 de junho de 2009

Filmes sobre tudo


Deixo aqui uma compilação de filmes com temas curiosos e bastante invulgares.


Já em DVD


Quantos de nós não ouviram "estás sempre no computador, vai apanhar ar puro" demasiadas vezes? Com o facilitismo de comunicação as pessoas conseguem fazer mais com menos esforço, por vezes nem é preciso sair de casa. A tecnologia como tudo o resto tem duas formas de ser usada: a correcta e a errada. A errada é retirar todo o esforço da vida e ficar sentado a ganhar peso numa falsa existência em que os amigos se encontram online e a emoção provém de jogos. A correcta é usar a tecnologia como desculpa para sair com um grupo e fazer turismo em pequenos paraísos desconhecidos a minutos de distância.
Essa actividade chama-se Geocaching e tem milhões de adeptos. Munido de GPS sai-se numa caça ao tesouro que levará a conhecer sítios de interesse em todo o mundo. A dificuldade da aventura, a adrenalina necessária para a concluir e o objectivo é fácil de escolher. Em Portugal há mais de 4500 esconderijos com tesouros. É isto que a geração das tecnologias faz para evitar a vida sedentária.
O gosto por aventura seria suficiente para passar isso para cinema? Sim, e já existe (Amazon, IMDb).


Brevemente nos cinemas


Com o fim do serviço militar obrigatório e as guerras sendo uma realidade distante, a juventude tenta recriar os cenários bélicos através de jogos como airsoft e o famoso paintball. Com a camuflagem vestida, arma destravada, munições de sobra e o mapa do terreno estudado dezenas de pessoas disparam, correm e rebolam como se as suas vidas dependessem disso. É um exercício divertido que exige reflexos, coordenação, manha e trabalho em equipa. Bem feito assistir é quase tão bom como participar, e bem mais seguro. Mas daí até dar dinheiro para ver alguém jogar paintball... o passo não é muito grande. O filme já esteve no mercado em Cannes. Fui espreitar e dei o meu tempo por perdido, mas a ideia não é má.


Daqui a dois anos


No novo projecto de Soderbergh, "Moneyball", Brad Pitt será Billy Beane, o treinador de uma equipa de baseball que utiliza a informática para superar adversários de maiores orçamentos. Paul De Podesta (Demetri Martin) consegue usar a estatística para descobrir talentos a baixo custo e fornecer à equipa de Oakland uma equipa de topo sem os orçamentos milionários dos adversários.
O que o filme tem de curioso é ser baseado num livro de... estatísticas! O filme vai ser feito como uma comédia tendo como informação base um dos temas mais famosos por curar as insónias. Se alguém estiver a precisar de dormir ou quiser saber como comprar grandes jogadores a baixo custo: Amazon.



O cinema é uma arte secular. Com a enorme quantidade de filmes que foram feitos os velhos temas estão gastos e exige-se criatividade. Competir pelo tempo livre das pessoas contra novas actividades que dão liberdade podia ser fatal. Foi uma estratégia genial usá-las para puxar as pessoas de volta. Uma noite em vez de se ir fazer geocaching vai-se ver o filme de geocaching, no sábado em vez de se fazer paintball vai-se ver o filme de paintball. São simbioses onde o cinema apresenta actividades ao ar livre e as actividades levam gente ao cinema. Desde que o filme seja bom todos ganham.
Mas será o cinema suficiente para criar interesse pela estatística? Se isto não bastar não sei que mais se possa fazer.

0 comentários: