22 de junho de 2009

"Choke" por Nuno Reis


Filme que se apresenta como sendo do mesmo autor que "Fight Club" é para ser reverenciado ainda antes de ser filmado. Talvez por isso as expectativas fossem demasiado altas. Chuck Palahniuk é um escritor incrivelmente criativo, mas não só "Choke" não é "Fight Club" como o actor tornado realizador Clark Gregg não é Fincher.

"Choke" acompanha um homem que é deveras singular. Victor (Sam Rockwell) ganha a vida encenando situações históricas e falta às sessões do grupo de apoio para viciados em sexo para ter relações com qualquer uma das viciadas. Engasga-se no meio dos restaurantes de luxo para conseguir a simpatia (monetária) de pessoas abastadas e assim poder manter a mãe (Anjelica Huston)num lar onde adiam o enlouquecimento. A relação de Victor com a mãe é dos aspectos mais curiosos do filme. Como ela não o reconhece ele disfarça-se de um amigo dela, e depois precisa do amigo Denny (Brad William Henke) para se fazer passar por ele próprio. Tudo isso com a conivência da médica responsável (Kelly Macdonald), também ela uma pessoa perturbada e que aceita esses comportamentos.

Uma história com tudo para ser divertida e polémica acaba por se tornar um quase fracasso em ambos os esforços. A polémica está lá com todas as letras. Além do sexo, que é praticamente uma personagem autónoma, há uma criativa sugestão de cariz religioso. Essa deverá ser a parte mais memorável de tudo o que se passa. Quanto à diversão assenta tanto nas situações como nas personagens. Se nas situações nunca consegue arrancar gargalhadas, as personagens só por existirem bastam para se esboçar um sorriso. O desempenho de Sam Rockwell é extraordinário e Anjelica Huston tem um papelão como não me lembro de a ter visto. Só que um bom livro e bons actores não bastam para fazer um bom filme. A realização é fraca e faltam uns 10 a 15 minutos ao filme. Excepto a veterana Huston que sabe sempre exactamente o que tem de fazer, notou-se a falta que faz a direcção de actores. Denny precisava de mais tempo para ganhar relevância e a médica para o que está lá a fazer era dispensável.

É um filme provocador e divertido, salvo da desgraça por um bom twist a meio que o reinventa. Precisava de mais sexo, mais escândalo, mais vulgaridade para ser inesquecível. Ter humor negro não basta.


Título Original: "Choke" (EUA, 2008)
Realização: Clark Gregg
Argumento: Clark Gregg baseado no livro de Chuck Palahniuk
Intérpretes: Sam Rockwell, Anjelica Huston, Brad William Henke, Kelly Macdonald
Fotografia: Tim Orr
Música: Nathan Larson
Género: Comédia,Drama
Duração: 92 min.
Sítio Oficial: http://www.foxsearchlight.com/choke/

0 comentários: