3 de novembro de 2011

Um último empurrão

Começou por ser um filme sobre um escritor. Depois foi o filme sobre um homem, sobre um casal, sobre o Amor. Subitamente tornou-se uma causa da blogosfera nacional levar o documentário “José e Pilar” aos Óscares. Conseguiram-no. O que resta agora? Tudo o resto!
Fala-se de conseguir nomeações aos Oscares para melhor documentário e melhor banda sonora. Pode também ser nomeado para os Globos de Ouro nas mesmas categorias. Mais do que uma questão de qualidade do filme, é uma causa de prestígio para o país e para as suas relações internacionais visto que é co-produzido com Brasil e Espanha. É um pedido de ajuda à escala mundial em defesa do cinema nacional, provando que podemos fazer grandes coisas. E a maior homenagem que se pode fazer a Saramago que, gostemos ou não, foi um dos maiores promotores da nossa cultura.
José e Pilar

Pois então o que vos pedem em uníssono os bloggers cinéfilos nacionais? Apenas que digam ao mundo quão bom é o filme. Não pedimos que mintam, mas se tiverem algo de bom a dizer sobre o filme, que o digam agora em todos os sites que se lembrem, especialmente nos americanos. Sites que permitam votos do público se fossem a votar com um 8, 9 ou 10 então votem. Se tiverem más críticas para fazer ou um voto abaixo disso para dar, aguardem mais uns meses antes de o dizerem publicamente.

De momento “José e Pilar” é um dos documentários melhor cotados de sempre no IMDb, mas provavelmente encontrará nas finais (de estrangeiro e de documentário) o candidato alemão “Pina” de Wim Wenders. O mestre Wenders é um senhor do cinema e uma excelente pessoa, mas já teve uma oportunidade no documental com “Buena Vista Social Club” - sem falar de todos os prémios conseguidos com a ficção “Paris Texas” - e como não duvido que continue a fazer excelente cinema acho que pode dispensar 2012 para ser o ano de glória de um país a precisar de muitas alegrias.

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

Muito obrigado Nuno! :)

(E os teus Óscares estão aí a chegar outra vez... ;) )

Nuno disse...

Não tens nada que agradecer. Quanto a Oscares acho que este é o vosso ano. Em Dezembro e em Fevereiro.