6 de dezembro de 2007

"12:08 East of Bucarest" por Nuno Reis

Em 1989 o mundo estava destinado a mudar. Na primeira metade do ano diversos protestos na China revelaram os problemas do regime. O protesto na Praça Tiananmen foi o culminar de uma série de problemas que o povo chinês não suportou. O massacre foi um sinal para o mundo, um pedido de atenção que colocou a China sob o olhar de toda a gente. E que não causou nenhuma mudança…
Em Novembro houve mudanças. No dia 9 a Alemanha derrubou o Muro que por vinte anos segurou a Guerra Fria. Com a queda desse símbolo o povo da Alemanha concretizou o desejo de todo o mundo civilizado: acabar com o conflito entre Oriente e Ocidente e acabar com as divisões políticas. Esse ideal espalhou-se e causou a queda da União Soviética e do comunismo por toda a Europa. O que pouca gente sabe é que três dias depois desse evento arrancou outro fenómeno que mudaria ainda mais o mundo e aboliria todas as fronteiras, o projecto World Wide Web foi apresentado ao mundo. Num ano de tantos acontecimentos marcantes uma revolução na Roménia pode passar despercebida. Este filme tenta fazer o contrário.

O apresentador de um programa local de televisão pretende determinar se a 22 de Dezembro houve ou não uma revolução na cidade. Para esse programa convidou algumas pessoas ligadas à revolução, um reformado que trabalha como Pai Natal e um historiador alcoólico. Ao longo do filme vamos conhecendo as personagens no seu dia-a-dia, até que na televisão nos é contado pelos próprios o que fizeram durante e pela revolução. O conflito de opiniões entre os convidados e os espectadores vai criar um mau ambiente que ameaça revelar em directo muitos segredos. Os acontecimentos são relativamente recentes e a história não está escrita, ainda há tempo para entrar para os livros de História e a televisão tem força suficiente para os escrever.

Uma muito interessante perspectiva romena sobre o passado, o presente e o futuro. Apresenta o país actual, revela-o ao mundo, homenageando a sua história e sugerindo o caminho a tomar. Para os romenos será uma oportunidade de recordar, para todos os seres humanos é uma oportunidade de reflectir, pensar que o pequeno gesto de uma pessoa – parando um tanque, tirando um tijolo, sugerindo uma partilha de informação – pode mudar o mundo.



Título Original: "A fost sau n-a fost?" (Roménia, 2006)
Realização: Corneliu Porumboiu
Argumento: Corneliu Porumboiu
Intérpretes: Tiberiu Manescu, Virgil Jderescu, Emanoil Piscoci
Fotografia: George Dascalescu, Marius Panduru
Música: Rotaria
Género: Comedia, Drama
Duração: 89 min.
Sítio Oficial: http://www.1208eastofbucharest.com/

0 comentários: