31 de dezembro de 2007

"Dreamgirls" por Nuno Reis


Nos anos sessenta a cidade de Detroit era famosa pela sua indústria automóvel em queda e por ter uma população maioritariamente negra. É nesse ambiente que vamos encontrar as Dreamettes, aspirantes a artistas musicais. Num concurso local de talentos são descobertas por Curtis Taylor Jr., um vendedor de carros usados/agente de talentos, que as põe a actuar nesa mesma noite para o célebre James Early. A partir daí o caminho é sempre a subir até ao estrelato. É incrível ver como uma carreira pode suplantar os laços de amizade e de sangue. Effie tem a melhor voz, mas por ser mais forte fisicamente é colocada em segundo plano para que Deena, muito mais atraente, possa atrair público. Depressa o temperamento de Effie deita tudo a perder e ela é unanimemente afastada da banda. Enquanto James Early continua a tocar em locais duvidosos e Effie fica desempregada por orgulho, são as Dreams que conquistam o planeta.

Na época dos maiores nomes da música e dos discursos de Martin Luther King, um filme sobre cantoras negras pouca precisa de fazer para ser um símbolo do conflito racial. Na década anterior Ray Charles travou a mesma batalha, na década seguinte Aretha Franklin simplesmente não teve de lutar. Muito inspirado na carreira das Supremes (Dreamettes/Primettes, Dreams/Supremes) não as refere. O esforço de Curtis para colocar as Dreams na ribalta é fascinante. Vemo-lo a criar a editora Rainbow (Motown) para torná-las umas estrelas no mundo negro (tabelas do R&B) e combater no mercado musical dos brancos (tabelas de pop), onde a música negra apenas vingava se interpretada por um branco. Nesta época em que os direitos de autor são ignorados, no início de carreira Curtis critica os artistas brancos que roubam a música dos negros. Numa reviravolta orwelliana, quando a música da Rainbow chega ao patamar das labels de pop, serão os seus artistas a roubar aos negros.
O lado humano é uma constante em filmes sobre músicos. Aqui como em todos do género vemos o ambiente familiar e os problemas com drogas. Por ter-mos as vidas paralelas de James, Effie e Deena é mais completo que outros filmes, centrados numa personagem e limitados pelos factos reais. Os supostos amigos que estão sempre presentes e são os primeiros a abandoná-los, e os verdadeiros amigos que surgem para ajudar quando lhes é pedido.

Além de ter imensas músicas apelativas e que ficam facilmente na cabeça este musical tem um elenco de luxo. Eddie Murphy como James Early tem um início tempestivo e por vezes quando canta faz recordar o seu Donkey. Ao fim de meia hora de filme começa a ter aparições mais temporárias e uma interpretação mais prudente, o que lhe valeu a nomeação para Oscar. Jamie Foxx canta mal em comparação com o que fez em "Ray", mas tem uma actuação sólida. Danny Glover, num papel demasiado secundário, consegue mudar de agente revoltado para velho conformado. Amigo dos seus amigos, acaba por ser das personagens preferidas. Keith Robinson (depois de uma breve carreira como Power Ranger) interpreta o compositor C.C. White. Com um bom desempenho e usando a uma boa voz, cumpriu o seu dever. Nos papeis femininos Anika Noni Rose e Sharon Leal são excelentess vozes, a nível de actuação Rose tem algumas boas cenas de forte componente musical. Beyoncé Knowles como seria de esperar tem uma voz fabulosa e interpreta lindamente a estrela máxima. Nâo se pode chamar a isso interpretação pois Beyoncé é uma diva todos os dias. A grande surpresa é Jennifer Hudson. Esta estreante vinda do American Idol (os nossos Ídolos), mostrou ao mundo a voz com que conquistou a América e como bónus foi capaz de actuar belissimamente. O Oscar premiou a mulher que deu corpo e alma ao filme.




Título Original: "Dreamgirls" (EUA, 2006)
Realização: Bill Condon
Argumento: Bill Condon , inspirado no livro de Tom Eyen
Intérpretes: Beyoncé Knowles, Jamie Foxx, Jennifer Hudson, Eddie Murphy, Danny Glover
Fotografia: Tobias A. Schliessler
Música: Henry Krieger, Tom Eyen, Willie Reale, Siedah Garrett, Scott Cutler, Beyoncé Knowles e Anne Preven
Género: Drama, Musical
Duração: 131 min.
Sítio Oficial: http://www.dreamgirls.dreamworks.com/

0 comentários: