30 de dezembro de 2007

"The Good Night" por Ricardo Clara

Abordar a temática dos sonhos depois de um genial "Science of Sleep" (Michel Gondry, 2006) é uma tarefa bastante complicada, e que Jake Paltrow falha nesta sua incursão como debutante da longa metragem.

Gary (Martin Freeman) é uma antiga pop star vetada à composição de jingles comerciais. Casado com Dora (Gwyneth Paltrow), entra numa crise de meia-idade ao mesmo tempo que o seu amigo Paul (Simon Pegg, "Hot Fuzz" - 2007), que se vê perdido no seu casamento. Quando sonha duas noites consecutivas com a mesma rapariga, Anna (Penelope Cruz), começa a pôr em causa todo o seu enlace, e pensa ter literalmente descoberto a mulher do seus sonhos. Com a ajuda de Mel (Danny De Vito), um professor de lucid dreaming (uma espécie de terapia para controlar os próprios sonhos), tenta passar o máximo de tempo com esta nova mulher.

"The Good Night" / "O Sonho Comanda a Vida" é uma série de boas ideias seladas em compartimentos estanques que nunca se se cruzam durante todo o filme. Paltrow, argumentista e realizador da peça, nunca consegue equilibrar o filme, onde à interessante premissa da história, falta talento e, acima de tudo, experiência para saber como passar para a tela a sua verdadeira essência onírica. O desequilíbrio nota-se essencialmente na passagem da realidade para o sonho, onde a páginas tantas parece que o realizador confundia ambos, nunca encontrando o pêndulo que os distanciava. A uma boa ideia, apesar da recente filmografia do assunto (sonho versus esquecimento - "Eternal Sunshine of the Spotless Mind", 2004; "Science of Sleep", 2006), faltou maestria na concepção artística e peso nas personagens femininas, saltando à vista uma direcção de fotografia competente e uma banda sonora que, de qualidade, pecou por escassa. Apesar do parcial falhanço, arrisco a dizer que Jake Paltrow é um nome a ter em conta para os anos vindouros.

Título Original: "The Good Night" (EUA, 2007)
Realização: Jake Paltrow
Argumento: Jake Paltrow
Intérpretes: Martin Freeman, Penélope Cruz, Gwyneth Paltrow, Simon Pegg e Danny DeVito
Fotografia: Giles Nuttgens
Música: Alec Puro
Género: Ficção Científica / Terror / Drama
Duração: 93 min.
Sítio Oficial: n/d

0 comentários: