6 de abril de 2010

"Did You Hear About the Morgans?" por Nuno Reis


Meryl: I'm sorry. I don't mean to drag our personal problems into this, but... at this exact moment... I can't commit to spending the rest of my life with my husband.

No início do ano chegavam os pesos-pesados em sprint final para os Oscares, e pelo meio estreavam comédias ligeiras. Umas mais discretas, outras nem por isso. Esta não passou ao lado porque teve uns surpreendentes cem mil espectadores..

Paul e Meryl são um feliz casal separado. Apesar das inúmeras tentativas dele para reatar a relação, ela não está interessada em perdoar a traição. Acaba por se deixar convidar para um jantar que corre magnificamente até que vêem um homem ser morto. O que poderia ser um simples incómodo torna-se um risco pois, como figuras públicas, são reconhecidos em todo o lado. Especialmente Meryl que acabou de ser capa de revista. São por isso integrados como casal num programa de protecção de testemunhas que os mandará da cosmopolita New York para o Wyoming profundo onde os encontros com ursos são frequentes... É a última oportunidade de fazerem as pazes antes de serem atirados para pontas opostas do país ou mortos.

Com a conceituada dupla que protagoniza esta história, é normal que se vá ver de pé atrás. Se como romance pouco se espera, como comédia ainda menos. Contudo é com agrado que o preconceito se desfaz. Como romance não faz nada de novo e desse ponto é melhor não falar porque quanto mais pensasse pior pensaria do filme (o casal de assessores da dupla fugitiva deve ser o verdadeiro motivo porque eles saem da cidade e mudam de identidade). Agora como comédia foi uma surpresa. Não dá para causar gargalhadas, mas é minimamente divertido. O casal de xerifes da pequena aldeia Ray, Wyoming (Sam Elliott e Mary Steenburgen) é quase desconcertante e o casal principal tem momentos. Os quatro em conjunto vão aguentando o filme por entre várias más decisões do argumento. A dupla de assistentes e os assassinos contratados fazem o trabalho contrário puxando para a banalidade e palhaçada sem graça.

Por entre os altos e baixos da história ainda se consegue passar algum tempo entretido. Para filme de domingo à tarde serve perfeitamente, mais do que isso seria pedir demasiado.

Título Original: "Did You Hear About the Morgans?" (EUA, 2009)
Realização: Marc Lawrence
Argumento: Marc Lawrence
Intérpretes: Hugh Grant, Sarah Jessica Parker, Sam Elliot, Mary Steenburgen
Fotografia: Florian Ballhaus
Música: Theodore Shapiro
Género: Comédia, Drama, Romance
Duração: 103 min.
Sítio Oficial: http://www.didyouhearaboutthemorgans.com/

0 comentários: