27 de novembro de 2011

Antevisão de "The Hunger Games"

Só chega em Março, mas é já um dos fenómenos cinematográficos de 2012.
A imagem que cada um cria das personagens deixa expectativas muito diferentes para o filme. Depois de ler fui ver quem faria as personagens e enquanto umas eram exactamente o que esperava, outras saíram totalmente diferentes. Para ajudar quem ainda não leu os livros, aqui fica uma pequena análise ao casting. Para que os conheçam e os consigam visualizar antes que seja demasiado tarde.

Um inconveniente é que nos livros os Jogos da Fome são para adolescentes. Os actores escolhidos nem sempre estarão com a idade certa, mas pelo menos não tentarão o impossível e quando necessário recorrem a crianças nos flashbacks.



Primrose

Sorteada como tributo pelo Distrito 12
A pequena Primrose é uma menina frágil e inocente que brinca com animais. Os Jogos da Fome são um local onde não duraria nem cinco minutos. A irmão toma o lugar dela e Prim fá-la prometer que vai voltar.
Willow Shields

Willow Shields

Conhecida por: Fez alguns anúncios e TV. Por cá foi vista apenas num episódio de "In Plain Sight"
Escolha: Perfeita
A pequena Shields aparenta toda a fragilidade necessária para a personagem, assim como o potencial escondido para o que vai ser exigido a Prim nos próximos capítulos...

Katniss

Tributo Distrito 12
Narradora e heroína do livro. Katniss oferece-se para ir no lugar da irmã para os Jogos da Fome. Desde a morte do pai que fez tudo o que era possível para proteger a irmã, agora fará o derradeiro sacrifício pois sabe que as suas hipóteses de sobrevivência são nulas.
Jennifer Lawrence

Jennifer Lawrence

Conhecida por: Nomeada a Oscar por "Winter's Bone", Mistique em "X-Men: First Class"
Escolha: Perfeita
Quem a viu no papel que lhe valeu uma nomeação sabe como tem aquele espírito indomável, uma enorme capacidade de superar desafios e uma química com a floresta. Não encontrariam melhor.

Rue

Tributo Distrito 11
Rue é pequena, indefesa e frágil. Katniss vê em Rue uma Prim que não teve ninguém disposta a voluntariar-se para ir no lugar dela. Amante da natureza, pretende sobreviver mantendo-se longe das confusões.
Amandla Stenberg

Amandla Stenberg

Conhecida por: Jovem Zoe Saldana em "Colombiana"
Escolha: Perfeita
Tem o aspecto ideal para o papel Se tiver a agilidade e conseguir cativar corações como a versão literária, vai fazer muita gente sofrer.

Effie

Acompanhante Distrito 12
Effie tem o papel ingrato de sortear quem representará o distrito 12 e de levar o par escolhido para o Capitólio, dando-lhes educação. Por os ver perder e morrer todos os anos acostumou-se a ser fria e distante, mas não conseguirá escapar aos encantos invulgares dos dois atletas que leva para a 74ª edição.
Elizabeth Banks

Elizabeth Banks

Conhecida por: Séries "30 Rock" e "Scrubs", secretária de J.J. Jameson nos "Spider-man", actriz principal de "Secretariat", "The Next Three Days", "Slither"...
Escolha: Perfeita
Será das actrizes mais versáteis da sua geração e encaixa perfeitamente na personagem dando-lhe o misto de rigor e rebeldia necessário.

Snow

Presidente
Ditador máximo de Panem, é aquele que tudo controla e tudo sabe.
Donald Sutherland

Donald Sutherland

Conhecido por: Uma lenda desde os anos 60 ("The Dirty Dozen") não abranda com a idade e no último ano trouxe-nos "The Pillars of the Earth", "Horrible Bosses" e "The Mechanic"
Escolha: Surpresa
Esperava alguém um pouco mais novo no papel, mas não duvido que é um vilão temível e capaz de causar os arrepios pretendidos.

Haymitch

Mentor Distrito 12
Como único vencedor vivo do Distrito 12 cabe-lhe treinar os tributos. Normalmente está completamente embriago e por isso demora a conquistar a confiança dos pupilos.
Woody Harrelson

Woody Harrelson

Conhecido por: Desde os tempos de "Cheers" que tem andado por todo o lado. Foi nomeado a Oscar como protagonista de "The People vs. Larry Flint" e entrou em vários outros~exitos como "North Country", "Transsiberian", "A Scanner Darkly", "Natural Bon Killers", "The Thin Red Line", "No Country For Old Men" e "Zombieland"
Escolha: Surpresa
Não tem nada a ver com o que imaginei e é exactamente quem o filme precisava.

Clove

Tributo Distrito 2
A história centra-se nos tributos do distrito 12 e alguns outros tributos são seus aliados. Clove pelo contrário é aquela que os pretende destruir.
Isabelle Fuhrman

Isabelle Fuhrman

Conhecida por: Estrela de "The Orphan".
Escolha: Surpresa
Os tributos dos distritos 1 e 2 seriam colossos musculados, mas Fuhrman consegue ser suficientemente maligna para acreditarmos que seria capaz de eliminar 23 concorrentes sem derramar uma lágrima. Até os torturaria para se divertir.

Caesar Flickerman

Apresentador
Os Jogos são um fenómeno televisivo acompanhado por todos e Caesar é o seu apresentador de sempre. Com um cabelo colorido, tem sempre a pergunta certa para os concorrentes conseguindo que revelem a sua alma para as câmaras.
Stanley Tucci

Stanley Tucci

Conhecido por: Actor consagrado que participou na série "E.R." e em filmes de Spielberg, Mendes, Jackson... Recentemente esteve em "Julie & Julia", "Captain America" e "Easy A".
Escolha: OK
Não duvido que Tucci conseguirá uma grande performance como apresentador, mas é preciso pensar que Caesar é uma personagem menor, não pode surgir do nada e desaparecer passados dez segundos. Talvez tenha sido um actor demasiado famoso e talentoso para o lugar. Eu teria apostado em alguém humorístico e com uma voz inconfundível.

Gale

Parceiro de Katniss
Gale e Katniss são aliados há muito tempo. Ambos perderam os pais nas minas de carvão e agem na clandestinidade, caçando para sobreviver e para alimentar as suas famílias. Sabiam que algum dia lhes calharia a sorte e fizeram um pacto de substituição para que o não-escolhido ajudasse ambas as famílias e o outro pudesse partir em paz.
Liam Hemsworth

Liam Hemsworth

Conhecido por: Entrou em "Knowing", "Triangle" e "The Last Song"
Escolha: OK
Quando ouvi o nome do actor não correspondia em nada ao que tinha imaginado, mas depois de ver as fotos dou o benefício da dúvida.

Peeta

Tributo Distrito 12
Ao contrário da aparentemente frágil Katniss, Peeta é musculado e poderá ter algumas hipóteses nos Jogos. Mas enquanto os outros conseguiram os músculos treinando luta, ele só os tem pelo trabalho a carregar sacos na padaria familiar.
Josh Hutcherson

Josh Hutcherson

Conhecido por: Apesar de jovem tem uma vasta carreira desde "American Splendor", "Bridge to Terabithia", "Winged Creatures", "Journey to the Center of the Earth", "Cirque du Freak: The Vampire's Assistant", "The Kids Are All Right" e "Detention".
Escolha: OK
Foi ao ver o actor escolhido que percebi como tinha interpretado mal a personagem. Neste trailer não dá para perceber, mas é capaz de ser a personagem que mais surprenderá os espectadores.

Foxface

Tributo Distrito 5
Divide com Rue o título de surpresa da competição. Passou despercebida na fase de preparação, mas a raposa depressa se tornou numa das mais perigosas oponentes para todos.
Jacqueline Emerson

Jacqueline Emerson

Conhecida por: É o seu primeiro filme, mas fez bastantes trabalhos na música e de voice-over.
Escolha: OK
A personagem não é particularmente difícil, mas tem de causar impacto. Tem o aspecto que imaginei.

Seneca Crane

Produtor-chefe
Como autoridade máxima dos Jogos tem poder absoluto sobre os concorrentes e a capacidade de os matar com armadilhas mortais. Raramente aparece, mas está por trás de tudo.
Wes Bentley

Wes Bentley

Conhecido por: Mesmo muita coisa, como "American Beauty", "The Four Feathers", "Ghost Rider", "The Ungodly", "P2", "Dolan's Cadillac", "There Be Dragons"...
Escolha: OK
Mais uma vez um actor demasiado bom para tão pequeno papel.

Cinna

Estilista
O mais recente estilista dos Jogos quis ficar com o Distrito 12 para fazer umas brincadeiras criativas com o fogo. É dele o primeiro gesto para que eles conquistem o público.
Lenny Kravitz

Lenny Kravitz

Conhecido por: Tem uma vasta carreira musical que sonorizou variados filmes. Como actor entrou em "Precious".
Escolha: Duvido
Pode ter estilo, mas terá o que é preciso para ser o estilista? Será que quando o escolheram leram os livros seguintes?




Links úteis

Wiki com todas as personagens
Fansite com todos os actores-tributo.

0 comentários: