26 de outubro de 2012

Quantos somos?

Com a nomeação para melhor Blog Individual surgiram vozes descontentes a dizer que este é um blog colectivo.

Então porque me inscrevi como individual? A justificação é simples. Todos os anos diziam que o Antestreia era um blog individual (leiam o texto de apresentação do blog nos prémios de 2010) e devia competir como tal. No ano passado nem me nomeei a melhor blog, foram os outros, mas este ano para não ir parar outra vez a colectivo nomeei-me individual.

No ano passado o "Um Dia Fui Ao Cinema" competiu como individual sem problemas por ter um autor principal e um de suporte. E o "Sétimo Continente" estava em colectivo tendo um autor praticamente sozinho. Na altura até sugeriram que trocassem. Pois regi-me pelos mesmos princípios de então.

Apesar de haver mais autores com permissões no blogger para escrever no Antestreia, desde Novembro do ano passado (que é quando conta para esta edição) todos os posts no blog, twitter, facebook e demais espaços Antestreia foram publicados por mim. O blog tem 783 entradas nestes 12 meses. As aplicações web foram desenhadas e desenvolvidas por mim. As imagens foram carregadas por mim para o repositório Antestreia. As entrevistas foram filmadas por mim. O dinheiro da publicidade reverterá para mim (daqui a 20 anos, quanto chegar ao mínimo de 100 dólares). O logótipo foi redesenhado por mim (penso que em Abril) com base num original do David Santos com cinco anos.
Se por vezes escrevo no plural é porque o Antestreia tem vida própria e se quer exprimir. Espero que não haja mais dúvidas quanto a isto.

Falando dos posts em concreto que é a única coisa em que pensam, as excepções foram:
  • integradas no âmbito da iniciativa Plano Nacional de Cinema que tinha autores convidados.
  • um artigo de opinião e oito críticas a filmes ditados pelo meu pai e escritos por mim do primeiro ao último caractere.
    Se isso é ter um segundo autor podemos excluir todas as iniciativas de blogs individuais com colaboração de autores externos. E todos aqueles que ocasionalmente fazem um post a recordar textos do Bénard da Costa. E aqueles que fizeram entrevistas por email e apenas copiaram as respostas... Não sei quantos candidatos sobrarão.

    Para satisfazer os invejosos identifiquei os textos que não são meus com a etiqueta Plano Nacional de Cinema ou Autores Convidados. Se encontrarem algum post com as etiquetas erradas ou em falta por favor avisem. Nas críticas de filmes e notícias anteriores a 2007 sei que faltam muitas.
  • 3 comentários:

    O Narrador Subjectivo disse...

    Polémicas à parte, o Antestreia continua a ser um blog de referência sobre cinema, em especial pela atenção dada aos festivais. Boa sorte!

    Tiago Ramos disse...

    Apoiado!

    Nuno disse...

    Obrigado a ambos. Esperava ter uma competição amigável contra vocês e ando a aturar lutas paralelas com quem fala sem saber de quê.