14 de janeiro de 2013

Lendas do cinema francês no Fantas

Apenas na tela!

O cinema francês marca presença na 33ª edição do Fantasporto com uma retrospectiva dedicada aos grandes nomes dos anos dourados daquela cinematografia, realizada com o apoio do Institut Français Portugal. As estrelas do cinema francês vão assim "encher" os écrans do Teatro Rivoli de 1 a 9 de Março. De Sandrine Bonnaire a Simone Signoret, passando por Jeanne Moreau, Jean Marais, Jacqueline Bisset ou Isabelle Huppert. Será tempo para ver e recordar grandes clássicos e grandes interpretações.

Se não há Cinema sem paixão e se não há paixão sem glamour, as estrelas são a face mais visível da 7ª Arte. Ainda que muitas vezes se confunda o star system com o cinema americano, no panorama europeu o cinema francês tem sido o que ao longo das décadas melhor tem trabalhado o glamour e as "vedetas" na promoção dos seus filmes.
O Fantasporto 2013 recupera grandes rostos do período dourado do cinema gaulês, numa retrospectiva onde eles abundam. Sete filmes dos mais conceituados realizadores - de Agnés Varda a Claude Chabrol, de Alain Resnais a Jacques Demy - em sete géneros cinematográficos que confirmam a diversidade desta cinematografia. Mas muito mais do que sete serão as estrelas que ilustram esta significativa retrospectiva que será complementada com uma belíssima exposição de fotos da colecção de Jean Loup Passek ex-director do departamento de cinema do Centro George Pompidou.
Rostos de uma fotogenia excepcional, que marcaram o imaginário de milhões de espectadores como Jean Marais, Jeanne Moreau, Simone Signoret, Delphine Seyrig, entre os mais veteranos, dão lugar a uma nova geração onde pontuam Isabelle Huppert ou Sandrine Bonnaire, demonstrando que as vedetas são uma constante e um suporte de excelência para o cinema francês.
Sendo as estrelas quem dão corpo e voz aos filmes, esta é também uma oportunidade rara para se reverem clássicos em tela grande, cumprindo assim uma missão fundamental dos festivais que é a de recuperar as melhores memórias do cinema.


Filmes
Isabelle Huppert/Sandrine Bonnaire/ Jacqueline Bisset
La Céremonie- Claude Chabrol- 112’-1995 – Fra/Alem

Simone Signoret
Casque D’Or- Jacques Becker- 96’-1952- Fra

Delphine Seyrig
L’Année Dernière à Marienbad- Alain Resnais- 94’- 1961- Fra/Ita

Catherine Deneuve / Jean Marais/Jacques Perrin/ Micheline Presle
Peau D’Âne- Jacques Demy- 90’-1970- Fra

Jeanne Moreau/ Maurice Ronet
Ascenseur pour L´Échafaud- Louis Malle- 88’- 1958- Fra

Michèle Morgan
Quai des Brumes - Marcel Carne – 91’ - 1938 - Fra

Sandrine Bonnaire
Sains Toit et Loi (Vagabond) - Agnés Varda – 105’ - 1985 – Fra

0 comentários: