27 de maio de 2004

Antestreia alvo de plágio

O nosso trabalho está a ser seguido... mas de formas menos próprias. O site Estreia Online plagiou quase integralmente as notícias do post Breves de 25 de Maio de 2004. Claro, já enviei um e-mail para o endereço colocado na página. E reproduzo aqui o que enviei:


Caros Senhores:

O meu nome é Ricardo Clara, sou o criador de um weblog de cinema intitulado Antestreia, que pode ser consultado em www.antestreia.blogspot.com . Qual não é o meu espanto quando, ao fazer uma esporádica visita, me apercebo que uma das notícias que colocaram na secção Jornal é copiada de modo integral, quase sem alterações, mantendo inclusive o título que iniciava essa notícia, do referido blog que eu mantenho. No dia 25 de Maio de 2004, pelas 09:36, foi publicado no blog Antestreia a seguinte notícia:

"Van Helsing" não voltará por enquanto
Esteve prevista uma série na NBC de seu nome "Transilvania" baseada no filme recém-estreado nas salas de cinema mas devido aos elevados custos de produção e tendo em conta o seu resultado aquém das expectativas nas bilheteiras, decidiram não a fazer. Poderá ser outro canal a seguir em frente com o projecto mas não será para já.


No vosso site, numa notícia datada do dia 26 de Maio (curiosamente, o dia seguinte) aparece a seguinte novidade:

"Van Helsing" não voltará por enquanto
Esteve prevista uma série na NBC intitulada ''Transilvânia'' baseada no filme recentemente estreado nas salas de cinema, mas face aos elevados custos de produção e tendo em conta o seu resultado, que ficou muito aquém das expectativas nas bilheteiras, o projecto foi arquivado.

Ora, tal pérola de coincidência deixar-me-ia felicíssimo, se o vosso site fosse de referência. Mas mesmo que o fosse, não deixaria de me causar repúdio e, porque não dizê-lo, nojo, pela forma reles, baixa e nada, nada profissional como se processam as notícias. Mas, e agora é que as coincidências assumem contornos bíblicos, esta não foi a única vez! Reparo, agora num assomo de espanto que me deixa siderado, que a notícia "Shrek 2 regressa bem" é... IGUAL! Fabuloso! Mas quando visito a minha caixa de correio, a física, reparo que não existe lá nenhum cheque a remunerar-me pela cópia. E quando vou à caixa de correio virtual não encontro nenhuma mensagem a avisar-me: "Olá, nós somos da AEIOU, nós fazemos a Estreia Online e plagiamos"! Mas, claro, não me fico por aqui. Este fatídico dia 25 de Maio, com um post intitulado Breves, está reproduzido no vosso site. E, imaginem os senhores, eu não suporto plágios. Não suporto cobardia nem atitudes reles e desprovidas de profissionalismo e modos. E, imaginem igualmente os senhores, não suporto não só devido aos meus princípios morais, mas também me fere atendendo ao que já aprendi em alguns anos a estudar na Faculdade de Direito! Crime!, não disse ela mas digo eu. Assim sendo, espero receber um pedido formal de desculpas, tanto ao meu blog e ao autor do post, Nuno Reis, bem como vêr publicado o pedido no Estreia Online. E pedir que visitem o nosso blog. Afinal, este e-mail irá ser lá publicado. Sem mais por agora, e desejando que trabalhem por conta própria

Ricardo Clara


Esperamos desenvolvimentos, ainda sem conseguir tirar da cabeça como é que se pode ganhar dinheiro à custa dos outros, ainda por cima quando num blog fazemos as coisas totalmente sem retorno financeiro. Inacreditável! De qualquer modo, segue dentro de momentos um post com as imagens do plágio. Entretanto, nada como visitar as peças "Van Helsing não voltará por enquanto", "Shrek 2 começa bem", entre outras, em www.estreia.online.pt

0 comentários: