26 de maio de 2004

"The Day After Tomorrow" por Ricardo Clara


Um dos blockbusters mais esperados do ano estreia já amanhã nas salas portuguesas. "The Day After Tomorrow" traz consigo o regresso dos filmes apocalípticos, e mais uma vez pela mão do alemão Roland Emmerich ("Independence Day"), agora numa versão gelada do fim do mundo.
Quando o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid) afirma numa conferência internacional de aquecimento global que o mundo poderia via a sofrer drásticas consequências climatéricas fruto de emissões violentas de materiais que cada vez mais arrasam a camade de ozono, ninguém lhe prestava atenção e ninguém (nem mesmo Hall) sabia que o pior estava mesmo perto de acontecer. Dias depois, um cataclismo começa arrasar todo o mundo, especialmente os EUA, e entre tsunamis, tornados, temperaturas inferiores a -100ºC e chuvas torrenciais, as míticas cidades de Los Angeles e Nova Iorque são devastadas, encerrando a Big Apple na sua biblioteca municipal o filho de Jack, Sam Hall (Jake Gyllenhaal), que se tinha deslocado a esta cidade para participar num concurso académico. Num estilo heróico, o valente climatologista consegue o que quase ninguém alcançaria: percorrer mais de 60 km a pé debaixo de uma tempestade bíblica e salvar o seu filho.
Desprovido de elementos factuais verdadeiros, este "The Day After Tomorrow" é a confirmação da minha espectativa, um filme fraco com uma história mal conseguida, que vale concerteza o tempo que se dispende dentro da sala de cinema pelos efeitos especiais. Imagens espectaculares de Nova Iorque enterrada na neve ou de uma gigantesca onda a invadir as ruas da mesma cidade são sem dúvida alguma momentos que marcam o espectador, efeitos estes que estiveram a cargo de uma vasta equipa, onde se contam inúmeros especialista da ILM, atribuíndo assim uma etiqueta de qualidade à produção visual. Quanto ao argumento, claramente fraco, com histórias paralelas mal ligadas e uma leve sensação de ser a história que se adapta aos efeitos especiais do que vice-versa. E, claro, a moral de fundo que percorre o filme, aconselhando o espectador a ter atenção aos seus actos para evitar que surja mesmo uma Nova Era Glaciar. Enfim, abre amanhã oficialmente a silly-season do cinema, com todas as reprecussões que pode trazer. Uma palavra final para o(a) grande herói (heroína) português deste filme: o tradutor, que oferece deliciosa pérolas de falta de profissionalismo, das quais destaco a tradução de "ten blocks" em "3 blocos". No mínimo, genial.


Título Original: "The Day After Tomorrow" (EUA, 2004)
Realizador: Roland Emmerich
Intérpretes: Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal, Emmy Rossum e Sela Ward
Argumento: Roland Emmerich e Jeffrey Nachmanoff
Fotografia: Anna Foerster e Ueli Steiger
Música: Harald Kloser
Género: Acção / Drama / Ficção Científica
Duração: 124 min
Sítio Oficial: http://www.thedayaftertomorrow.com


0 comentários: