29 de maio de 2004

O Cinema em Portugal



A CICAE, Confederação Internacional dos Cinemas de Arte e Ensaio, que tem 3000 salas e reune 15 festivais de todo o mundo, está a tentar recolher apoios junto de diversas instituições para que o Festróia tenha direito a um subsídio por parte do ICAM à semelhança dos anos anteriores e que tinha sido recusado para este ano.
A moção do CICAE foi aprovada unanimamente na reunião realizada em Cannes e pretende contrariar o júri que preteriu o festival argumentando a "escassez de público, devido aos filmes seleccionados". O festival há vinte anos que é conhecido por ter uma política diferente, que apoia o cinema de autor, os novos países, produtores e realizadores. Entre os filmes exibidos no festival português encontram-se os nomeados para o Prémio Fassbinder (troféu da Academia Europeia do Filme para primeiras obras), honra conseguida pela divulgação habitual de talentos que é feita pelo festival.

Boas notícias para o cinema português é o anúncio feito pelo secretário de estado da Cultura, Amaral Lopes, que disponibilizou um milhão para um fundo de apoio às co-produções com os PALOP. O Brasil já manifestou o seu possível apoio e seria com uma participação idêntica, Angola também quer participar mas ainda não indicou a verba. Os restantes países africanos de língua oficial portuguesa ainda não se pronunciaram.
Os fundos do ICAM permitiam apenas produzir um ou dois filmes por ano, com este incentivo espera-se que a colaboração entre países lusófonos aumente e que todos lucrem com a parceria. O cinema brasileiro é o que tem maior divulgação de entre estes, talvez os portugueses aprendam algo de bom.

0 comentários: